Açúcar, o vilão da sua saúde!

Açúcar, o vilão da sua saúde!

Esse açúcar branquinho delicioso que usamos para adoçar bebidas e fazer milhões de doces, pode não parecer, mas de doce é só o gosto, porque os prejuízos que ele traz a saúde são bem amargos viu.

O açúcar, para ficar branco e soltinho depende de vários processo químicos, até se tornar um produto livre de fibras, vitaminas e minerais, proteínas e demais nutrientes, ou seja, só fica um produto químico vazio de nutrientes, cheio de químicas e calorias. O consumo em excesso ainda desmineraliza nosso organismo, o que leva a carência de cálcio, magnésio, zinco, cobre e selênio.

O açúcar possui uma absorção muito rápida, e chega ao cérebro com uma ação tranquilizante, criando uma dependência, daí o vício em doces e produtos cheios de açúcar.

além de tudo isso, quando ingerido em excesso o açúcar faz com que o pâncreas fique sobrecarregado fazendo com que a glicose em excesso vire gordura, causando doenças cardio-vasculares, obesidade, diabetes e hipertensão arterial.

Existem vários tipos de açúcar no mercado, confira aqui como cada um é feito:

 

Cristal

O caldo de cana é purificado, evaporado, cristalizado, centrifugado e, por último, é seco. A partir do açúcar cristal, os outros tipos e açúcar são obtidos. Por isso, ele passa por menos processos químicos e de refinação.

Refinado

O açúcar cristal tem que ser diluído, e passa por vários processos até ser peneirado. Nesse processo a parte mais fina vira açúcar de confeiteiro e o resto açúcar refinado.

Orgânico 

Feito a partir da cana cultivada sem agrotóxicos ou fertilizantes químicos, desde o plantio até a colheito e refinamento, a cana orgânica passa por processo que apoiam a sustentabilidade. Ele é parecido com o açúcar mascavo, mas tem mais vitaminas e minerais.

Light

Não é um açúcar puro, ele vem de uma mistura de açúcar refinado com adoçante, porém diabéticos não podem usar.

Frutose

É o tipo de açúcar presente em frutas, cereais, vegetais e no mel.

Mascavo

Ele não passa por todo o processo de refinamento que o açúcar branco passa, por isso conserva mais nutrientes.

 

Adoçantes

Os adoçantes são compostos químicos criados para que diabéticos pudessem adoçar comidas, porém já é comprovado que alguns adoçantes consumidos em excesso e a longo prazo são prejudiciais a saúde, sobrecarregando rins e fígado, já que não são totalmente eliminados do organismo.

 

 

 

 

Publicado em 12/12/2014

Categorias: Dicas para emagrecer

Conteúdo exclusivo no seu email

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo