10 alimentos que melhoram o humor

10 alimentos que melhoram o humor

A correria e as cobranças do dia a dia aumentam muito os níveis de estresse e afetam o equilíbrio mental de praticamente todo mundo, provocando um problema muito comum da vida moderna: mau-humor. Daí você chega em casa e ataca qualquer coisa doce em uma tentativa frustrada de resolver seus problemas e se sentir feliz, mas o que acontece de verdade? Você sente uma satisfação momentânea e depois vem um enorme peso na consciência, além de ter jogado um dia inteiro de dieta no lixo.

Mas então como lidar com essas crises que sentimos, onde precisamos comer alguma coisa para nos sentir bem, mesmo que momentaneamente e principalmente sem destruir um dia de dieta?

Várias pesquisas realizadas por nutricionistas de várias partes do mundo, apontam para a relação entre alguns alimentos e a liberação dos neurotransmissores, que são substâncias produzidas pelo organismo e que atuam sobre o sistema nervoso central. Entre os neurotransmissores destacam-se a dopamina, serotonina e noradrenalina, que melhoram o humor e ajudam a deixar o sono mais tranquilo.

Então quando você chegar em casa e pensar em comer uma barra de chocolate, lembre-se que estes outros alimentos também podem te trazer uma série de benefícios e sem estragar seu dia de dieta. Claro que você precisa ver se estes alimentos são liberados na dieta que você estiver fazendo, não vá comer banana se você estiver fazendo as fases ataque ou cruzeiro da Dieta Dukan por exemplo, fique esperta!

  • Banana: Rica em carboidrato e triptofano, que ajudam na formação da serotonina, hormônio da felicidade.
  • Espinafre: Ácido fólico e vitamina B atuam no sistema nervoso, na formação da serotonina e no combate ao estresse. Folhas verdes têm clorofila que desintoxicam o corpo.
  • Ovo: A gema é rica em colina, fundamental para formação e manutenção da memória. Melhora a cognição, a coordenação motora e a sensação de bem-estar.
  • Pimenta: Rica em capsaicina, que aumenta os níveis de endorfina, substância associada ao prazer e bem-estar. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores.
  • Alface: Tem efeito calmante, graças à lactucina presente no talo da planta. O miolo é rico em lítio,que age diretamente no controle da ansiedade e da depressão.
  • Leite: Também é fonte de tripotofano, fundamental na formação da serotonina, ligada ao bem-estar.
  • Laranja: Além dela, qualquer outra fonte de vitamina C é boa para o humor. Previne danos às células nervosas e neurônios e acalma.
  • Aveia: O cereal é rico em triptofano e aminoácido, bons condutores da liberação da serotonina.
  • Castanha: Fonte de gordura saudável, proteína e sal mineral. Importantes na ação antioxidante e no combate ao estresse. Ricas em triptofano, auxiliador do humor.
  • Arroz integral: Rico em vitamina B1, importante para o sistema nervoso. A vitamina fica preservada na camada externa do arroz, que é removida para fazer o arroz branco.

Publicado em 12/12/2014

Categorias: Dicas para emagrecer

Conteúdo exclusivo no seu email

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo