Como emagrecer sem fazer dieta?

Como emagrecer sem fazer dieta?

Se você não tem organização para seguir uma dieta que exige contagem de calorias ou pontos, ou não se adapta a cardápios e receitas restritivas, mas, quer perder peso e não sabe como, nós vamos te ajudar. Perder peso exige dedicação e organização, porém, se a contagem de pontos ou as regras da dieta te deixam ainda mais ansioso e ao invés de ajudar, atrapalham o seu emagrecimento, então aprenda aqui a  escolher melhor os alimentos e emagrecer “sem fazer dieta”!

Muito se fala sobre alimentos que engordam ou ajudam a emagrecer, mas no meio de várias pesquisas contraditórias, surgem dúvidas do que devemos seguir. O carboidrato considerado um dos maiores vilões das dietas é uma das maiores fontes de informações controversas, alguns dizem que comer carboidrato a noite engorda mais, outros dizem que não, e aí você fica perdido no meio dessa bagunça sem saber o que seguir. Emagrecer, além de exigir dedicação, exige um bom raciocínio, e pra isso você precisa ser mais atento aos alimentos que come, por exemplo, você pode comer um bombom de 100 calorias, ou comer uma fruta de 100 calorias, esses dois alimentos têm o mesmo valor calórico, mas tem valores nutricionais diferentes, o bombom tem muita gordura, açúcar, corantes, conservantes, já a fruta vai te oferecer vitaminas, fibras, vai te saciar mais por ser maior que um bombom e trazer outros benefícios a sua saúde, já pensou nisso? Quando você passa a considerar isso, sua alimentação pode ser muito mais saudável, você vai perder peso e o seu corpo vai funcionar melhor. Então para perder peso você não tem que passar fome, só tem que escolher melhor o que vai comer.

É possível emagrecer comendo arroz, feijão, pão e muitas outras cosias, mas, algumas mudanças tem que ser feitas sim, como usar menos gordura e açúcar, procurar grelhar, cozinhar ou assar os alimentos ao invés de fritar (assim você pode até comer uma porção maior) investir nos vegetais como legumes, frutas e verduras, invista também nos integrais, como pães e massas como macarrão. Frutas e cereais também são uma ótima opção. Evitar consumir bebidas que contém muito açúcar como refrigerantes e sucos industrializados é uma ótima pedida, sua saúde agradece. Aí você se pergunta “mas eu vou ter que mudar minha alimentação?”. Sim, vai sim, você não precisa seguir uma dieta específica, contar pontos, calorias, restringir o que vai comer, mas tem sim que ter uma alimentação mais saudável. Claro que vez ou outra você pode sim comer as guloseimas que adora, como fast food, doces e afins, mas isso não pode ser um hábito no seu dia a dia, afinal de contas, se você quer que seu corpo mude, sua alimentação também tem que mudar.

Emagrecer não tem receita milagrosa, a mudança alimentar é a chave do emagrecimento, não pense que chás, remédios, sucos e suplementos serão responsáveis pela sua perda de peso, assim que você parar com eles, sua alimentação voltará ao normal, e além de recuperar o peso antigo você pode até ganhar mais peso do que tinha antes. Sophie Deram, autora do livro “O peso das dietas” conta a história de uma paciente que queria perder somente 3 kilos, a mulher começou a tomar remédios para perder peso, perdeu muito mais do que queria, e quando parou os remédios recuperou todo o peso perdido e um pouquinho além, e assim ela ficou no efeito sanfona por anos, dependendo de remédios, e quando se deu conta estava 30 kilos acima do peso. Sim, isso mesmo, ela queria perder apenas 3 kilos, e ao invés de mudar a alimentação, investiu em remédios, após parar os remédios ia ganhando muito peso, e esse efeito sanfona a fez acumular 30 kilos além do peso ideal. Parece exagero, ou mentira, mas essa é a realidade de muita gente. Perder peso e preguiça ou falta de vontade de mudar não combinam, já diz uma frase famosa: Você não pode fazer a mesma coisa todos os dias e esperar um resultado diferente! Então, para mudar o peso, o corpo e a saúde, mude sua alimentação, sua rotina, seu sedentarismo. Mexa-se, esse é o segredo milagroso para emagrecer.

Abaixo você confere algumas verdades sobre a perda de peso, vamos lá?

Emagrecer não é somente consumir menos calorias do que seu corpo gasta. O segredo não está somente no metabolismo, ou no seu corpo, lembre-se que o seu cérebro comanda tudo. Ao menor sinal de stress, seu cérebro reage e reprograma toda o seu corpo para adequar a sua rotina, por exemplo, se você se priva de comer por um longo período de tempo, seu corpo passa  estocar gordura, porque seu cérebro manda o comando para o corpo se defender, então ele guarda gordura para queimar quando não recebe calorias/alimentos/ou energia o suficiente.

Fazer dieta emagrece a curto prazo, mas e quando você voltar a sua rotina normal, vai ganhar peso de novo não é mesmo? Então não faça dieta, faça uma mudança alimentar que você vai conseguir seguir pro resto da vida e se manter saudável sempre.

Contar calorias pode ser eficaz para algumas pessoas, mas, na maioria das vezes acaba gerando stress e ansiedade em quem tem que contabilizar o número de tudo que vai consumir. Comer não deve ser uma tarefa, ou um transtorno, você se alimenta para manter seu corpo funcional e saudável, pense nisso! Sua alimentação deve ser feita com alimentos que te dão prazer ao serem consumidos, mas ao mesmo tempo, que façam bem ao seu corpo.

A quantidade de calorias de um alimento não diz o benefício que ele traz ao seu corpo, 150 calorias de um refrigerante que é puro açúcar não contém as mesmas vitaminas, fibras, minerais que uma porção de legumes, ou que um suco natural feito com frutas frescas (não confunda com sucos de caixinhas industrializados que dizem ser naturais, mas de natural não tem nada). Faça a troca certa. No fim das contas não são as calorias que você ingere que vão te ajudar a emagrecer e sim o que esses alimentos podem causar ao seu corpo ou ao seu metabolismo.

Uma dieta muito restritiva pode aumentar em até 18 vezes a sua fome. Não tente controlar o seu cérebro, coma sempre o suficiente para se sentir saciado e evite as compulsões.

Invista nas gorduras boas, evite frituras, gorduras trans e saturadas. A gordura de peixes, nozes e azeite de oliva é muito importante, mas lembre-se de consumir com moderação.

Trocar tudo que você come por diet e light é um erro. Veja os rótulos dos alimentos, nem sempre o que é light ou diet é o melhor para você. Não se prenda a contagem de calorias, veja a quantidade de fibras, vitaminas, minerais, gorduras e açúcar dos alimentos. Você não vai comer somente coisas lights e diets para o resto da vida, então coma o que vai seguir comendo para sempre, ok?

 

Publicado em 26/05/2015

Categorias: Dicas para emagrecer

Conteúdo exclusivo no seu email

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo