Como fazer leite de amêndoa em casa

Como fazer leite de amêndoa em casa

Esta receita serve de base para qualquer outro leite vegetal que queiram fazer. Este pode ser de frutos secos como: Amêndoa, Noz, Avelã, Caju, Castanha do Brasil, Macadâmia, Pistache e etc. De sementes: Sésamo, Cânhamo, Linhaça, Girassol e etc. Ou de Cereais: Aveia, Arroz, Espelta, Quinoa, Trigo Sarraceno e etc.

As opções são variadas e todos eles são uma boa forma de substituir o leite de origem animal. Algumas pessoas podem dizer, mas e o cálcio? Bem, no caso da amêndoa, este mineral não falta, está naturalmente presente neste alimento, mas também é verdade que o leite não é a única fonte de cálcio disponível, basta comer mais couves e brócolis que o problema do cálcio será resolvido.

As quantidades e proporções podem variar conforme você queira uma bebida mais ou menos intensa. Para quem gosta, pode adoçar este leite com mel, adoçante ou açúcar mascavado, uma pequena quantidade será suficiente, já que o leite de amêndoas tem um sabor muito agradável.

Ingredientes:
– 200 grama de amêndoas
– 1 litro de água mineral
– 1 gota de essência de baunilha

Forma de preparo:
1. Colocar as amêndoas de molho por, pelo menos, 8 horas.
2. Escorrer as amêndoas e lavar em água corrente.
3. Bata as amêndoas no liquidificador junto com a água mineral e a essência de baunilha durante cerca de 2 minutos.
4. Coar com ajuda de um pano limpo ou coador fino. Espremer bem para retirar o máximo de líquido possível.
5. Reservar numa garrafa de vidro e guardar na geladeira.

Você poderá aproveitar as sobras para fazer de pão, bolo, biscoitos ou secar em forno baixo (80º) durante uma hora ou mais, até conseguir uma farinha. O sabor e aroma deste leite são únicos, sem dúvida uma forma bem saudável de ter o nosso leite na geladeira.

Você notará que é necessário agitar o leite antes de beber pois podem ficar alguns sedimentos no fundo da garrafa. Quanto aos seus valores nutricionais, contém aproximadamente: 2% de proteína, 1,2% de Carboidratos e 2,5% de gordura.

Publicado em 21/10/2013

Categorias: Receitas

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