Confira 10 benefícios do chocolate

Confira 10 benefícios do chocolate

O chocolate não é só uma delícia. O seu consumo moderado também oferece uma lista de benefícios. E quanto mais cacau na fórmula, melhor. Confira abaixo os pontos positivos relacionados à iguaria, segundo estudos recentes.

1 – Benefícios do chocolate no seu bem-estar
A endorfina e a dopamina contida no chocolate são as responsáveis por trazer uma boa sensação ao seu corpo, relaxando e lhe dando o bem estar. Quando consumido, cientistas comprovam que a produção dessas substâncias é aumentada.

2 – Benefícios do chocolate na melhora no fluxo arterial
O fluxo arterial segundo estudos é melhorado quando consumimos chocolate amargo. Esse fluxo arterial melhorado, ajuda a sua saúde cardiovascular, pois diminui a coagulação de plaquetas, os níveis de colesterol ruim e também da obstrução dos vasos sanguíneos causados por gorduras.

3 – Benefícios do chocolate na saúde do coração
Como nas informações citadas acima sobre fluxo arterial, o chocolate é ótimo para a saúde do coração, desde que em versões com grandes % de cacau. Cientistas da Universidade de Linkoping, na Suécia, encontraram umas substâncias que inibem uma enzima no seu organismo que acaba elevando a pressão arterial. E nome dessas substâncias do cacau são conhecidas como catequinas e procianidinas, poderosos antioxidantes.

4 – Benefícios do chocolate contra ataques cardíacos
Entre os principais benefícios do Cacau, com toda a certeza está na prevenção de doenças do coração. Pessoas que fazem o seu consumo diminuem grande parte, cerca de 66% de chances de ter uma ataque cardíaco em relação a uma pessoa que não faz o consumo de chocolate. Essa prevenção ocorre por que o chocolate é rico em antioxidantes, assim nos protege de ter um envelhecimento precoce dos músculos do coração causado principalmente pelos radicais livres.

5 – Benefícios do chocolate na beleza
Um importante combatente dos radicais livres, dos quais evita a oxidação das suas células é o principal fator do chocolate estar presente em massagens, máscaras, cosméticos, banhos e outros assuntos ligados a beleza. Lembrando que o consumo só é saudável quando feito em pequenas quantidades e em opções com altas porcentagens de cacau, o que torna mais amargo.

6 – Benefícios do chocolate na saúde cerebral
No caso do chocolate amargo (com alto teor de cacau) foi comprovado por cientistas da Universidade Johns Hopkins, nos EUA que ele reduz os danos cerebrais após um acidente vascular cerebral recente. O composto por ajudar neste caso é conhecido como epicatequina e ele tem por função proteger as células nervosas do cérebro. Até o momento os testes foram feitos em ratos, mas em poucos anos teremos testes para a comprovação total em seres humanos.

7 – Benefícios do chocolate contra o desgaste físico
Alguns cientistas Universidade do Texas, nos EUA realizaram algumas pesquisas e chegaram a conclusão de que a mistura de leite com chocolate é uma ótima bebida para recuperar o desgaste físico ocasionado pelas atividades físicas realizados no dia a dia. Esse energètico “natural” é ocasionado pela boa quantidade de proteínas e carboidratos feitos com essa mistura.

8 – Benefícios do chocolate na gravidez
Segundo uma pesquisa da Universidade Yale, nos EUA realizar o consumo de chocolate na gravidez tem a capacidade de prevenir a pré-eclâmpsia conhecida também como hipertensão na gravidez. A pesquisa sugeriu que mulheres façam a ingestão de pelo menos 5 vezes na semana de um pedaço de chocolate, e como resultado, estão 40% menos propensas a desenvolver o problema do que quem não faz o consumo. O principal responsável por esta prevenção é a teobromina, que é encontrada nos chocolates amargo e meio amargo.

9 – Benefícios do chocolate contra o câncer de intestino
Alguns pesquisadores da Universidade de Georgetown, nos EUA, realizaram uma divulgação em 2008 que o tão delicioso chocolate pode ajudar no combate ao câncer de intestino. No cacau existem algumas moléculas, que são conhecidas como procianidinas, e estas possuem algumas propriedades antioxidantes, que tem como função proteger as células do seu intestino das degenerações causadas pelo tumor.

10 – Benefícios do chocolate contra dores
Um estudo da Universidade de Chicago, nos EUA, informou que os benefícios do chocolate em relação a dores do nosso corpo é ocasionado pela distração de comer ou beber ele funcionando como um analgésico natural. A pesquisa foi feita em ratos de laboratório, mas os cientistas acreditam que o mesmo efeito ocorra nos seres humanos.

 

Publicado em 27/05/2014

Categorias: Dicas para emagrecer

Conteúdo exclusivo no seu email

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo