Problemas da deficiência de ferro no corpo

Problemas da deficiência de ferro no corpo

Muitas pessoas sofrem coma  deficiência de ferro no sangue e não prestam atenção aos sintomas. O ideal é fazer exames de rotina de tempos em tempos para ver se está tudo em dia com seu corpo e sua saúde, mesmo não notando nenhum sintoma, mas, caso você se identifique com algum dos sintomas descritos não há porque se desesperar, o ideal é procurar um médico para entender o que está acontecendo e caso haja algo fora do comum, iniciar um tratamento devido, lembrando também que você pode ter um ou outro dos sintomas e não ter deficiência de ferro, ou qualquer outro problema. A intenção desse post é alertar as pessoas que muitas vezes tem um problema de saúde e não dão a atenção devida, ok? Então vamos falar mais sobre o que a falta de ferro no sangue pode causar.

Sintomas:

Cansaço excessivo, mesmo sem ter feito nenhum tipo de esforço no dia, insônia, palidez, tonturas, dores de cabeça, ouvir um zumbido constante, perda de cabelo, mãos e pés frios, falta de apetite, dor abdominal e unhas fracas.

O ferro é o nutriente responsável pela formação dos glóbulos vermelhos, que é responsável pelo transporte do oxigênio que respiramos por todas as células do corpo humano. Mulheres em crianças tem uma propensão maior a deficiência de ferro. A falta de ferro no sangue geralmente é causada pela má alimentação, ou pela falta de alimentos com nutrientes, por algum tipo de hemorragia ou em alguns casos em mulheres que tem fluxo menstrual muito intenso.

Como melhorar a absorção de ferro:

O consumo de vitamina C ajuda a absorver melhor o ferro, você pode comer uma laranja após as refeições, ou temperar a salada com limão ao invés de vinagre. Existem alguns alimentos que atrapalham a absorção do ferro, como alimentos ricos em cálcio, por isso evite alimentos e sobremesas a base de leite logo após a refeição. O ferro proveniente de origem animal (carnes e ovos) tem uma melhor absorção pelo organismo.

Alimentos ricos em ferro:

Grão de bico

Feijão

Beterraba

Soja

Semente de Abóbora

Lentilha

Espinafre

Tofu

Fígado

 

Publicado em 02/10/2015

Categorias: AlimentaçãoSaúde e bem estar

Conteúdo exclusivo no seu email

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo