12 dicas para facilitar sua vida na cozinha

12 dicas para facilitar sua vida na cozinha

O dia a dia na cozinha não é nada fácil não é mesmo? Mas saiba que existem dicas ótimas para dar uma facilitada nos afazeres doméstico, principalmente nesta querida área onde preparamos as mais deliciosas refeições todos os dias. E hoje selecionamos 12 das melhores dicas para que você, que poderá combinar estas dicas com a sua dieta para emagrecer.

dicas para facilitar na cozinha

Fazer alimentos no grill além de prático é muito saudável, mas e na hora da limpeza? Você sofre com a tradicional esponjinha? Nada disso, peque um daqueles paninhos de limpeza conhecidos como Perfex, umedeça e coloque no grill ainda quente, porém desligado. Deixe o pano descansar ali por mais ou menos uma hora, e ficará muito mais fácil de remover a sujeira.

  1. Seu ovo frito fica sempre esparramado e irregular? Quer fazer um ovinho frito maneiro pra impressionar na cozinha? Corte uma rodela bem grande de cebola, coloque na frigideira com um pouco de óleo e quebre o ovo dentro do circulo da cebola, o ovo vai ficar redondinho.
  2. Você é daquelas pessoas que vai ao mercado fazer compras mas não sabe escolher legumes, frutas e ovos para saber se estão frescos. Com o ovo é fácil, ao chegar em casa, pegue um recipiente cheio de água e coloque o ovo dentro, se ele afundar é porque esta fresco. Assim também evita você quebrar um ovo podre dentro de uma receita e estraga-la todinha.
  3. Todos sabemos a importância de beber bastante água durante o dia, quer facilitar o seu trabalho de marcar o quanto de água bebeu? Pegue um squeeze ou uma garrafinha de água que você costuma usar durante o dia em casa ou no trabalho e marque com caneta permanente no frasco, fazendo tracinhos e marcando o horário do dia em que você deve beber aquela quantia de água.
  4. Tem muito mosquito e pernilongo na sua casa? Se você gasta muito dinheiro com aqueles refis de pastilha para repelentes de tomada, eis uma boa solução, corte um pedaço de casca de laranja ou limão no tamanho e formato da pastilha e use no lugar dela.
  5. Quer fazer um hambúrguer turbinado no fim de semana? Prepara a carne móida como de costume para moldar o hambúrguer ( ou utilize um já pronto que não esteja congelado) pegue um copo ou cortado redondo e corte um circulo no meio do hambúrguer, quando for fritar o hambúrguer, coloque um ovo no meio desse círculo que ficou vazio e pronto.
  6. Você já cansou de ter que limpar o microondas toda vez que respinga molhos e gorduras? Olha só que fácil ficou agora de limpar o aparelho: Em uma tigela sem tampa coloque meio copo de vinagre, meio copo de água, coloque para esquentar no micro-ondas até ferver, espere uns minutinhos antes de abrir e passe um pano.
  7. Você não é muito habilidoso em cortar frutas? Sabe como tirar aquele talinho verde do morango sem ter que cortar metade da parte de cima dele? Pegue um canudo fininho e insira na parte de baixo do morango e empurre de encontro ao caule verdinho que ele sairá facilmente, sem desperdiçar a fruta.
  8. Quer manter sua alface conservada por mais tempo: pique e lave bem as folhas, deixe as secar e guarde em potes com tampas, além de durar mais, ainda fica bem mais prático fazer uma saladinha. E se sua alface murchar porque você ainda não tinha lido essa dica maravilhosa, é só colocar em água com gelo.
  9. Quer acertar o ponto de cozimento do ovo sem surpresas? Então vamos a dica:
    3 minutos: gema e clara bem moles
    5 minutos: clama mais consistente e gema bem mole
    7 minutos: gema e clara macios, com o centro da gema mole
    9 minutos: gema e clara cozidos e macios
    13 minutos: gema e clara bem cozidos e firmes
  10. Ah, pra descascar o ovo facinho, coloque um pouquinho de bicarbonato de sódio na água do cozimento.
  11. Você gosta de fazer vitaminas, mas não gosta de lavar o liquidificador né? É só jogar água com detergente e bater um pouquinho que a sujeira sai fácil, depois é só enxaguar.
  12. Vamos fazer uma salada com tomatinhos cereja cortados ao meio? Coloque todos os tomatinhos em um prato e cubra com um outro prato. Passe a faca no vão que ficará no meio, e você terá todos os tomates cortados iguais e ao mesmo tempo, prático e rápido. O mesmo serve para uvas.

Gostou das dicas? Ajude o site e outros leitores também deixando as suas nos comentários.

 

Publicado em 07/11/2014

Categorias: Dicas para emagrecer

Conteúdo exclusivo no seu email

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo