Dieta Dukan: Alimentos Permitidos para a Fase Ataque

Carnes Magras

Todos os cortes de carnes magras grelhados, assados ou cozidos são permitidos, devem ser feitas sem o uso de gorduras, óleos, azeites, manteiga ou creme de leite, mesmo o sem gordura. Carne moída magra pode ser feita também em forma de almôndega, hamburguer, bolo de carne, ou de qualquer outra forma que se enquadre na descrição acima.

Os Peixes

Para os peixes não existe nenhuma restrição, todos estão autorizados, os gordurosos ou magros, frescos ou congelados, em conserva (desde que n sejam conservados em óleo)  defumados, ou secos. Sardinha, atum, salmão, cação, truta, ou qualquer peixe que você encontre na região que mora estão liberados. O Kani, um embutido preparado a base de peixe, esta liberado também. Os peixes devem ser preparados sem adição de gorduras de qualquer tipo, óleos e azeites, podem ser cozidos, assados, grelhados, ou feitos de qualquer maneira que não envolva gordura ou fritura.

Frutos do Mar

Todos podem ser consumidos a vontade também, desde que não sejam preparados com óleos, azeites ou gordura.

As Aves

Todas as aves são liberadas nessa dieta (exceto pato e ganso, mas acho que no Brasil não costumamos comer muito essas aves né?!), desde que sejam consumidas sem a pele ou gordura. O preparo é o mesmo que das outras proteínas, nada de gordura, óleos, azeites ou manteiga, ok?

Presuntos e Derivados

Presuntos e embutidos a base de peito de peru ou peito de frango são liberados somente se forem sem a capa de gordura.

Ovos

Podem ser consumidos a vontade, porém o ideal é dar prioridade para a clara, e limitar o consumo do ovo inteiro com a gema a 3 ou 4 por semana, já a clara pode ser consumida sem qualquer restrição. Os ovos podem ser mexidos, omeletes ou cozidos, desde que o preparo seja feito sem gorduras.

Proteínas Vegetais

O Tofu e a “carne vegetal”estão liberados, desde que respeitada a forma de preparo, não utilizando gorduras.

Os Laticínios Magros

Iogurte, queijo branco, cottage, e requeijão podem ser consumidos a vontade, desde que sejam 0% de gordura. O ideal é não consumir iogurtes com frutas, mesmo os 0% de gordura, caso na sua cidade você não encontre o sem sabor, são tolerados no máximo 2 iogurtes com sabor de frutas. O leite em pó desnatado também pode ser utilizado no preparo de receitas de pães e massas, ou da forma convencional.

Bebidas

Beba bastante água, água com gás, refrigerante zero, águas aromatizadas, chás, café e sucos em pó zero açúcar (clight) estão liberados.

Adoçantes

O açúcar de qualquer tipo está proibido, mesmo o light ou de frutas, os adoçantes são permitidos, entre eles os mais comuns, aspartame ou stevia, os adoçantes de forno e fogão também são liberados.

Temperos e Condimentos

Sal: O sal deve ter o uso extremamente moderado, só use em casos que não puder evitar, procure usar sal light ou com menos sódio e iodo.

Óleo: O óleo deve ser evitado, a menos que seja extremamente necessário, pode se usar o óleo mineral (não deve ser levado ao fogo) ele pode ser usado para fazer molhos para salada, porém somente 1 colher de café, ou para ajudar a melhorar o trânsito intestinal. O ideal para o preparo de molhos de salada é o seguinte: uma dose de óleo mineral, uma dose de água com gás, uma dose de mostarda, uma ou duas doses de vinagre.

Vinagre: Liberado, principalmente os de gosto forte, como balsâmico ou xerez, que dão mais sabor aos alimentos.

Limão: Pode ser usado como tempero para proteínas, mas não deve ser consumido em forma de suco, mesmo que sem açúcar.

Mostarda: Pode ser consumida com moderação.

Cebola e Picles: Permitidos para serem usados somente como tempero ou condimento, nada de abusar.

Ervas e especiarias: Ervas e especiarias em geral como manjericão, açafrão, canela e afins são permitidos. Essências ou aromas artificiais desde que sem açúcar ou óleo podem ser usados. Cebola fresca, creme de leite light, gergelim, limão, shoyu light, molho ou extrato de tomate são tolerados moderadamente se forem usados como tempero, nada de usar como acompanhamento ou molho para as carnes e receitas, só devem ser usados para dar um leve sabor, sem excessos.

Lista completa de opções de alimentos permitidos:

Carnes: Alcatra, bife, coelho, contrafilé, costela de vitela, escalope de vitela, filé mignon, picanha sem a camada de gordura, rosbife.

Aves: Codorna, frango, galeto, peru.

Peixes e Frutos do Mar: Atum, bacalhau, badejo, bonito, cavala, dourado, hadoque, kani, linguado, merluza, pacu, peixe espada, pescada, pintado, raia, salmão, sardinha, tilápia, truta, camarão, carangueijo ou sir, lagosta, lula e mexilhões.

Ovos: ovos de galinha e de codorna.

Laticínios: Iogurte 0%, leite desnatado (normal ou em pó), queijo cottage, queijo frescal 0% de gordura, requeijão 0% de gordura.

Embutidos: Carne seca, peito de peru ou frango, presunto magro ou light.

Miúdos: coração de frango, fígado de bezerro, fígado de boi, fígado de galinha, língua de boi, moela de galinha.

Proteínas Vegetais: Tofu, hamburguer de soja, seitan (carne vegetal)

Farelos: farelo de aveia  (1 colher e meia de sopa por dia, obrigatório) ou farelo de trigo (somente se necessário, em caso de constipação)

Konhaku ou Shirataki: Macarrão a base de batata, encontrado em lojas de produtos naturais orgânicos ou de produtos para culinária japonesa.

Condimentos: Adoçante, ágar-ágar(gelatina), Alecrim, algas, alho, anis, aromas ou essências sem açúcar ou óleo, açafrão, baunilha (em fava ou essência) Caldo de carne ou frango em cubo ou pó 0% de gordura, canela, cardamomo, cebola seca, coentro, cominho, cravo, gengibre, ketchup light (usado apenas como tempero), maionese dukan, manjericão, nos-moscada, pimentas, pimenta do reino, páprica, raiz forte, sal (moderado e light), salsinha, vinagre, vinagrete dukan, óleo mineral (1 colher de café por dia).

Condimentos Tolerados: Cebola fresca, creme de leite light, gergelim, limão, shoyu, molho ou extrato de tomate, mostarda e picles. todos devem ser usados como tempero e não como acompanhamento.

Chicletes sem açúcar são permitidos.

Não é permitido a ingestão de nenhum alimento além dos que estão incluídos nesta lista.

Quer uma ajuda? Confira nossa lista de compras dieta dukan fase ataque.

Receba nossos emails


Publicidade

Siga no Viber!

Acompanhe a conversa dos membros do Dieta Emagrece no Viber.
Topo