Dieta Dukan: Alimentos permitidos para a Fase de Consolidação

A terceira fase da Dieta Dukan, vai consolidar o seu peso, que ainda é instável, deve durar 10 dias por quilo perdido, ou seja se foram perdidos 10 quilos, a fase de consolidação deverá durar 100 dias.

Na fase de consolidação serão introduzidos os carboidratos, pães integrais, queijos, fruta, e jantar de gala. Já não é mais necessário alternar dias de Proteína Pura com dia de Proteína e Legumes, pois os legumes são liberados. Porém um dia na semana deverá ser de Proteína Pura, para o resto da vida.

A fase de consolidação é dividida em duas partes. Vamos usar o exemplo citado anteriormente, se a fase de consolidação durar 100 dias, esses dias devem ser divididos por dois, a primeira fase será de 50 dias, nela será permitido apenas um jantar de gala por semana e uma fruta por dia, já na segunda fase de 50 dias, você poderá fazer dois jantares de gala por semana, (porém não devem ser feitos em dias seguidos, entre os dois jantares de gala deve haver um dia de Proteína Pura) e consumir duas frutas por dia.

A partir da fase de consolidação você terá direito a:

  • Jantar de Gala: Café da manhã, almoço ou jantar livre. No jantar de gala, você pode preparar qualquer receita, sem nenhuma restrição, incluindo a sobremesa, 1 taça de vinho, mas não pode em nenhuma hipótese repetir o prato, pode caprichar na porção.
  • Frutas: Estão liberadas com exceção da banana, uva e cereja. Deve ser de tamanho médio, por exemplo: uma maça, dois kiwi, etc…
  • Pão integral: Duas fatias por dia
  • Queijo: Pode consumir 40 gramas queijo (Tente não ultrapassar os 40% de gordura. Se você encontrar um queijo que lhe agrade com 30%, aumente para 50g; 20% – 55g e 10% – 60g)
  • Feculentos: Duas porções por semana. Ex: massa, cous cous, arroz, batatas, sêmola, lentilhas, ervilhas…. (Dê preferencia aos produtos integrais, nada de manteiga e óleo)
  • Quintas proteicas: Um dia na semana de Proteína Pura – Obrigatório
  • Farelo de Aveia: 2 colheres e meia por dia
  • Alimentos permitidos: Todos os alimentos do Ataque e do Cruzeiro
  • Tolerados: 3 porções diárias (Consulte abaixo)

Alimentos Autorizados:

Todos os permitidos na Fase Ataque

Todos os permitidos na Fase Cruzeiro

Frutas (1 porção por dia da primeira fase, 2 por dia na segunda fase)

Damasco, nectarina, tangerina, morango, framboesa, melão, amora, laranja, mexerica, pêssego, pera, maçã, ameixa.

Pão (2 fatias por dia)

Pão integral, pão de farelo de trigo e de aveia.

Farelo de Trigo e Aveia

2 colheres e meia de farelo de aveia por dia, 1 colher de sopa de farelo de trigo por dia

Queijos (1 porção por dia)

Beaufort, comté, édam, emental, gouda, mimolette, tomme de savoie,

Farináceos (1 vez por semana na primeira fase, 2 vezes na semana na segunda fase)

Sêmola de trigo, triguilho, feijões de todos os tipos, grãos de trigo pré-cozidos, lentilhas, massas, ervilhas, ervilhas cortadas, polenta, batata, arroz branco, arroz integral

Carnes

Pernil de cordeiro, filé de porco, presunto defumado.