Estou de Dieta! E Agora?

Estou de Dieta! E Agora?

Durante esse tempo que escrevo no blog e respondo dúvidas no grupo do Facebook, me deparei com muitas dúvidas, muitos desabafos, muitas dicas e observações das pessoas que fazem ou querem começar uma dieta. Então, resolvi falar um pouco sobre isso aqui.

1 – Você quer começar uma dieta para perda de peso, mas, e após perder os kilos que deseja, como será sua alimentação? Vai voltar a comer como antes? Como vai manter esse peso? Então tenha em mente que você não esta começando uma dieta, você está começando uma mudança no seu estilo de vida, a reeducação alimentar é algo que deve ser levado pela vida toda, afinal de contas você quer emagrecer, ficar mais saudável e manter esse peso e saúde, certo? Então, escolha uma dieta que se enquadre no seu estilo de vida, que seja fácil de seguir no seu dia a dia, e que você vá conseguir manter, nada de dietas malucas!

2 – Você está com fome ou com tédio? Muitas vezes comemos para compensar algumas coisas, como nervosismo, ansiedade, carências, tristezas e angústias. Então, o que você tem? Você almoça e continua com fome, come de novo e ainda quer comer? Já pensou em reparar melhor nos seus hábitos alimentares? Emagrecer é um processo que envolve não somente comida, mas muitas outras coisas de ordem sentimental e comportamental. Observe os momentos em que você sente a necessidade de comer algo, de onde vem esse impulso? Se realmente esse é o seu caso, as vontades de comer mesmo estando satisfeito, procure desviar esse foco para outra atividade. Veio a compulsão por comida, faça outra coisa que te deixe feliz até essa vontade passar. Leia um livro, ouça música, assista um filme, uma série ou um programa de TV, converse com amigos que te animem, saia para caminhar, brinque com seu bichinho de estimação, passeie com seus filhos, dance, vá a um parque, ou um lugar que te agrade. Veja como existem várias opções de coisas que você pode fazer para melhorar seu humor, sem ter que descontar na comida. Surgiu um stress no trabalho, se acalme, ouça aquela música que sempre te anima, existem audiobooks, livros narrados que você pode ouvir enquanto realiza outras atividades e que podem te ajudar e muito a desviar o foco do stress. Está chateado com algo? Fale sobre isso, bote pra fora, converse com amigos queridos, com a família, pessoalmente, pela internet, por mensagem, da forma que for, mas BOTE PRA FORA.

3 – Ter apoio é importante, mas seguir em frente só depende de você. Eu sei que quando estamos de dieta, o apoio da família e dos amigos é muito importante, mas nem sempre podemos contar com esse apoio. Mas, e aí, só porque não tem mais ninguém próximo a você fazendo dieta, você vai desistir? Alguém fez um comentário negativo sobre seu novo hábito alimentar, você vai deixar isso te afastar do seu objetivo? Claro que não. Fazer dieta não é fácil, pra isso você tem que estar preparado para as armadilhas do dia a dia, seja um amigo oferecendo um doce, ou alguém da família comentando que você não vai conseguir. Os empecilhos existem, você só não pode deixar eles se tornarem obstáculos. Você é mais forte que um comentáriozinho chato e babaca, você é muito mais motivado do que sua família pensa, faça questão de mostrar isso a eles. Desistir é dar oportunidade as pessoas que te desanimaram a provarem que estão certas, e elas não estão. Seja firme, se mantenha forte e deixe que o resultados dos seus esforços mostrem que você não desiste, que você pode sim e conseguiu.  Ouviu algo que não te agradou? Responda a altura, quem fala o que quer, ouve o que não quer, não quer revidar, deixe pra lá, e não guarde mágoas, deixe o tempo fazer o seu trabalho e os resultados aparecerem, e a mesma pessoa que te desmotivou vai vir te elogiar.

4 – Não deixe os padrões de beleza da mídia te influenciarem. Você já observou o biotipo das pessoas que vivem ao seu redor? Pessoas normais como eu e você? Ninguém, absolutamente ninguém é perfeito, Não deixe fotos de modelos cheios de photoshop e cirurgias corretivas te tirarem o sono. Crie uma meta atingível de acordo com seu tipo físico. Não exija demais de você mesmo. O emagrecimento deve ser planejado primeiramente pensando na saúde, em melhorar sua qualidade de vida e disposição física, e depois sim, pensar no lado estético. Você tem que buscar um resultado que seja bom para você e fim.

 

Tem alguma dúvida ou algum outro assunto sobre dieta que você gostaria de falar? Conta pra gente aqui no nosso grupo do facebook.

Publicado em 17/03/2015

Categorias: Dicas para emagrecer

Conteúdo exclusivo no seu email

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo