Dá para fazer dieta e gastar pouco?

Dá para fazer dieta e gastar pouco?

Todo mundo que pensa em começar uma dieta se preocupa com os gastos a mais com comida. Engana-se quem pensa que para fazer uma reeducação alimentar precisa-se gastar muito. Se você tem em mente que trocar os alimentos normais, pelas versões diet e light é fazer dieta, você precisa mudar seus conceitos, é possível emagrecer gastando pouco e sem mudar muito o que você costuma comer, só reduzindo as porções e fazendo trocas inteligentes. É claro que alimentos light e diet ajudam um pouco, mas não são a opção mais barata e nem a mais saudável, pois compensam a falta de algum ingrediente como açúcar e gordura, por sódio ou algum outro componente químico que ajudam a reter líquido, ou não contém fibras, vitaminas e minerais. Então, vamos aprender como mudar a alimentação, gastando pouco, e emagrecendo bem.

 

Alimentação inteligente

Mude sua alimentação de uma forma simples, priorize as proteínas e as fibras, corte gorduras e o excesso de açúcar. Você não precisa deixar de comer arroz e feijão, só reduza a porção dessa dupla e aumente  a porção de saladas e  vegetais. Cozinhe e grelhe os alimentos usando o mínimo de óleo ou gordura possível. Invista nos temperos naturais, ervas e especiarias e fuja do sal e temperos prontos por causa do excesso de sódio. Evite usar açúcar, use adoçante para adoçar sucos, café e chás. Nesse caso, trocar o refrigerante normal pelo light é vantajoso, mas lembre-se, sem exageros, e se não gostar do refrigerante light ou zero, evite tomar refrigerante. Não caia no truque dos sucos naturais de caixinha, eles são sucos, mas são cheios de corante, açúcar, conservantes e aditivos químicos tanto quanto o refrigerante. De preferência ao suco de limão, frutas são boas para  saúde, mas , contém muito açúcar e muitas calorias. Se você ama leite, troque pelo desnatado, caso ache muito caro, faça a seguinte mistura: use o leite integral normal, porém troque 1/4 do leite por água (exemplo: para 200ml de leite light caseiro vc deve misturar 150 mls de leite integral com 50mls de água). Use a cabeça, pense a seu favor, você já sabe os alimentos que deve evitar (açúcar, gordura, sal, frituras, doces, refrigerantes e industrializados) faça a troca certa de acordo com as opções que você tem em casa. Invista nos integrais. Reduza a porção de massas como pães e macarrão e compense comendo mais vegetais, se possível troque a versão comum pela integral

Organização

Importantíssimo para quem quer perder peso sem perder dinheiro. Se você for organizado é possível pensar em cardápios para os dias da semana e assim criar uma lista de compras. Ir ao mercado com uma lista ajuda a não pegar coisas que você não precisa, e evita gastar dinheiro a toa. Para comprar vegetais prefira feiras livres a supermercados, você encontrará alimentos mais frescos por um preço menor. Ficar atento a promoções de mercado também é uma ótima opção, pesquise e veja qual mercado tem preços mais em conta na sua região. Compre alguns itens que não estragam fácil em atacado, assim você economiza e não precisar ir ao mercado sempre.

Dicas para fazer compras

* Após pensar em um cardápio para a semana, olhe o que você já tem de ingredientes em casa, veja bem a geladeira e a dispensa e calcule o quanto vai precisar comprar de cada alimento.

* Não vá ao mercado com fome, e evite passar no corredor dos doces e guloseimas.

* Varie a lista de compras, evite comprar sempre as mesmas frutas, os mesmos vegetais e etc. Varie a sua alimentação, lembrando de priorizar as fibras e proteínas.

* Evite comprar industrializados, eles são mais práticos, mas não são nada saudáveis e nem baratos.

* Se um produto estiver sinalizado como em promoção, verifique realmente se o preço baixou, não compre por impulso.

Use as sobras a seu favor

Use as sobras para fazer novos pratos, assim você não desperdiça comida e economiza dinheiro.

arroz: faça risotos com legumes picados no meio, use para fazer canja, sopas ou bolinhos assados.

feijão: reaproveite para fazer sopas, coar o caldo e usar os grãos do feijão cozido para fazer chilli com carne moída sem gordura é uma ótima opção.

macarrão: misture com vegetais picados, presunto ou peito de peru picado ou desfiado, queijo magro e leve ao forno para gratinar.

carnes, frango e peixe: pique em pedaços e misture com vegetais, molho de tomate, use para fazer sopas, risotos, recheio para tortas ou omeletes.

Se você tiver criatividade é possível abusar dos temperos e criar um prato totalmente novo a partir das sobras de comida de um dia. Seja criativo, emagreça e economize.

 

 

Publicado em 22/05/2015

Categorias: Dicas para emagrecer

Conteúdo exclusivo no seu email

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo