Leite de amêndoas: O que é, e porque é bom pra você

Leite de amêndoas: O que é, e porque é bom pra você

Leite de amêndoa tem sido um substituto do leite de vaca desde a Idade Média. Este leite, feito através da mistura de amêndoas finamente moídas com água, tem sabor mais agradável que o leite normal, não possui lactose e tem taxas muito baixas de calorias, carboidratos e gordura.

Comparando o Leite de amêndoa a outros leites de nozes

Leite de amêndoa contém amêndoas e água. É uma alternativa saudável ao leite de vaca, e contém mais vitaminas e minerais do que leites de soja e arroz. Muitas pessoas que tentaram leite de amêndoa preferem o sabor do leite de amêndoa ao do leite de soja e arroz.

O leite de soja contém uma grande quantidade de proteína, mas não contém os altos níveis de vitaminas e minerais encontrados no leite de amêndoa, por isso é muitas vezes enriquecido com cálcio e vitamina D para ter uma qualidade nutricional comparável com o leite de vaca fortificado.

Leite de arroz não contém muitos nutrientes, por isso é geralmente também enriquecido com vitamina D, cálcio e outros nutrientes . Tanto o arroz e o leite de soja são boas alternativas de leite para quem tem alergia a leite ou intolerância à lactose, mas você deve comprar o leite de arroz e o leite de soja industrializados para garantir que eles estão devidamente enriquecidos com as vitaminas e minerais que você precisa.

Como as amêndoas são naturalmente muito nutritivas, o leite de amêndoa não precisa ser fortificado. Você pode fazer leite de amêndoa em casa, e ele vai ter o mesmo valor nutricional que o leite de amêndoa disponível comercialmente.

Benefícios do leite de amêndoa

Leite de amêndoa é ótimo para aqueles que são intolerantes à lactose, pois não contém qualquer lactose e como não contém soja é bom para aqueles que sofrem de alergias à soja. Pessoas que têm alergia a glúten podem beber leite de soja, pois ele não contém caseína, que é uma proteína do leite quimicamente similar ao glúten.

Valor nutricional do leite de amêndoa

Leite de amêndoa é um dos mais nutritivos substitutos do leite disponíveis . Ele não contém gorduras saturadas ou colesterol, mas contêm ácidos graxos ômega-3, por isso é muito bom para o seu coração. Leite de amêndoa é rico em proteínas, 200 ml de leite de amêndoa contém cerca de 1,3 grama de proteína. Uma porção de leite de amêndoa também contém cerca de um grama de fibras.

Uma porção de 200 ml de leite de amêndoa tem baixo teor de calorias, apenas 34 calorias, tem também uma taxa baixa de carboidratos, com apenas 1,18 grama por porção, já em relação às gorduras, é equivalente ao leite de arroz, com cerca de 3 grama de gordura, sendo que a maior parte composta de gorduras boas ao organismo.

As amêndoas são ricas em vitaminas e minerais, por isso o leite de amêndoa não precisa ser fortalecido. Amêndoas contêm vitamina E, manganês, selênio, magnésio, potássio, zinco, ferro, fibras, cálcio e fósforo. Os flavonoides e o antioxidante vitamina E encontrados no leite de amêndoas ajuda a prevenir o câncer e retardar os sinais de envelhecimento.

Como o leite de amêndoa tem baixa taxa de gorduras e calorias e é rico em muitas vitaminas e minerais essenciais, é um ótimo substituto do leite para aqueles que gostariam de perder peso.

Gostou? Então leia o artigo Como preparar leite de amêndoas em casa.

Publicado em 21/10/2013

Categorias: Dicas para emagrecer

Conteúdo exclusivo no seu email

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo