O que cortar do cardápio, a gordura ou o carboidrato? Tanto faz!

O que cortar do cardápio, a gordura ou o carboidrato? Tanto faz!

Cientistas da Universidade de Stanford (EUA) publicaram na conceituada revista médica “Journal of the American Medical Association” (JAMA) novos resultados dos recentes comparativos entre as dietas com redução de carboidrato e as dietas com redução de gordura, e chegaram a conclusão de que as duas tem efeitos similares: Ambas reduzem o peso de forma equivalente.

“Todos conhecem alguém que seguiu uma dieta e teve ótimos resultados, enquanto outra pessoa tenta e não funciona” falou Chrispher Gardner, professor da faculdade de medicina da Universidade de Stanford, principal autor do estudo. E completou: “Por sermos tão diferentes é possível que seja a hora de deixarmos de perguntar qual a melhor dieta, e sim vermos para quem esta dieta é direcionada.”

A Pesquisa
609 pessoas foram divididas em dois grupos de dieta, o grupo com redução de carboidrato (low-carb) e o grupo com redução de gordura (low-fat). Nas primeiras oito semanas todos reduziram 20 gramas de carboidrato ou gordura, de acordo com o seu grupo de pesquisa. Depois do segundo mês foram adicionados de 5 a 15 gramas gradualmente.

Durante um ano eles foram estudados e ao final da pesquisa os dois grupos tinham perdido em média a mesma coisa: 13 kg. Com isso o autor da pesquisa concluiu que ambas as abordagens são similares para a perda de peso.

Por conta desta pesquisa é possível afirmar o que já desconfiávamos: Não há uma dieta que seja perfeita para todos. É necessário encontrarmos a dieta que mais se adeque a nossa realidade individual, por isso o recomendado pelos cientistas por trás da pesquisa é: Evite qualquer dieta de fome ou privação, caso contrário, é difícil mantê-la a longo prazo.

Publicado em 22/02/2018

Categorias: Dietas

Conteúdo exclusivo no seu email

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo