Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Pesquisa: Obesidade eleva em até 40% o risco de 7 tipos de câncer


Anúncios

Uma recente pesquisa britânica realizada pela Cancer Research UK colocou em alerta boa parte da população mundial sobre os riscos de câncer na obesidade, principalmente entre as mulheres. Segundo eles, a obesidade pode aumentar em até 40% o risco de desenvolver 7 tipos de câncer. Entre eles estão:

  • Câncer de intestino
  • Câncer de mama (mas depois do período da menopausa)
  • Câncer da vesícula biliar
  • Câncer nos rins
  • Câncer de pâncreas
  • Câncer de útero
  • E câncer de esôfago.

No caso do intestino, vesícula, rins, pâncreas e esôfago, também é possível o aumento considerável entre os homens obesos.

A pesquisa ainda relata que a obesidade por aumentar o risco de desenvolver o câncer de muitas formas, entre as principais afirmações estão a produção alta de hormônios em células de gordura, se tratando principalmente de estrogênio. Muitos pesquisadores acreditam que o estrogênio funcione como ponto de partida para o desenvolvimento de câncer.

A Cancer Research UK realizou sua pesquisa com 1000 mulheres obesas de toda a Europa e em algumas outras partes do mundo e após meses de análises, descobriram que entre as mil, 274 tinham uma maior tendência a desenvolver um dos câncer citados acima, ao longo da vida.

A mesma pesquisa foi realizada com outras 1000 mulheres de peso e IMC normal e concluíram que 194 tinham chances de desenvolver um câncer durante sua vida.

A diferença de 80 mulheres nesta pesquisa, foi considerada uma margem alta e como a população mundial está cada dia mais obesa, a tendência nesta diferença é só aumentar.

Segundo eles, algumas pequenas mudanças na rotina de vida e alimentação podem fazer toda a diferença na redução da obesidade e do surgimento de câncer. Entre essas mudanças estão a diminuição de consumo de bebidas alcoólicas, o fumo, diminuir a ingestão de alimentos processados e alimentos com altos índices glicêmicos, gordurosos e  aumentar consideravelmente o consumo de água. Água é vida!

A prática de caminhadas, também poderá ajudar. Se você acha que não consegue tirar um tempo para caminhar, opte por descer um ponto antes quando vai ao trabalho, ou quando chega em casa, quando possível vá ao mercado a pé. Essas pequenas atitudes já podem ajudar bastante na perca de peso.

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pedro Muzy

Pedro Muzy

Especialista em alimentação saúdavel. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre alimentação e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com sua saúde.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓​