O que o Omega-3 pode fazer por você

O que o Omega-3 pode fazer por você

O Omega 3 é um ácido graxo pertencente ao grupo de gorduras essenciais para a boa saúde. Quando consideramos escolhas para manter uma dieta saudável e equilibrada, alimentos ricos em gordura não aparecem no topo da lista. Embora seja verdade que certas gorduras, em grandes quantidades, podem ser prejudiciais para a sua saúde, também há gorduras que são vitais para a manutenção da saúde, e estes e representam muitos benefícios.

O que é Omega 3?

Junto com proteínas e carboidratos, as gorduras são uma classe de nutrientes com o objetivo principal de fornecer energia ao corpo. Omega 3 não é um nutriente, mas sim uma família de ácidos graxos poliinsaturados e podem ser decompostos em ácido alfa-linolénico (ALA), ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexanóico (DHA), portanto, o ‘3’. Estes três ácidos não podem ser produzidos pelo corpo e por isso devem ser obtidos através de fontes secundárias.

Quais alimentos contêm Omega 3?

Há um grande número de fontes de Omega 3, para que você possa escolher e equilibrar suas preferências alimentares, peixes como arenque, sardinha, salmão e truta são a fonte mais amplamente disponível de Omega 3. Estes peixes contêm não só Omega 3, mas também Omega 6, outro grupo de gorduras importantes que não ocorrem naturalmente no corpo. Outra fonte é a linhaça, que é muitas vezes vendida como óleo, mas vem também em forma de semente e contém quase seis vezes tanto Omega 3 do que se encontra na maioria dos óleos de peixe. É também uma boa fonte de fibra e é a mais rica fonte botânica de Omega 3. Abóbora e sementes de cânhamo juntamente com uma variedade de castanhas (nozes por exemplo), leguminosas (soja e feijão) e vegetais (brócolis, espinafre) também são excelentes fontes de Omega 3. Também existe um grande número de suplementos alimentares para aumentar a ingestão de Omega 3.

Benefícios para a saúde

O consumo de Omega 3, juntamente com Omega 6 pode ajudar na prevenção ou controle de vários problemas de saúde graves, como doenças cardíacas, câncer (com particular ênfase na mama, próstata e cólon), diabetes, obesidade, hipertensão, osteoporose e artrite. Os mesmos ácidos graxos têm também provado ser benéficos no tratamento de doenças mentais tais como a esquizofrenia, desordem bipolar e depressão, bem como estimular o sistema imunológico e auxiliar a perda de peso. À medida que o cérebro é largamente composto de ácidos gordos, o consumo de Omega 3 pode melhorar um pouco as funções cognitivas, comportamentais e deficiências relacionadas com a memória.

Lembre-se, você não precisa de um regime de ingestão rigoroso quando se trata de Omega 3, você nem precisa tomar diariamente. A ingestão semanal de 6 a 8 gramas é tudo que você precisa para se manter saudável.

Publicado em 29/10/2013

Categorias: Dicas para emagrecer

Conteúdo exclusivo no seu email

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo