Outubro Rosa: Todos contra o câncer de mama

Outubro Rosa: Todos contra o câncer de mama

O mês de outubro é dedicado á conscientização e prevenção do câncer de mama. O movimento Outubro Rosa é mundial, mas teve origem nos Estados Unidos em 1990 com a intenção de estimular a população a se prevenir para combater esse mal.

Hoje existem várias campanhas sobre o Outubro Rosa, empresas e artistas apoiam a causa importante principalmente para as mulheres. O câncer de mama é um mal que acomete em sua maioria mulheres, mas os homens também são atingidos pela doença, na proporção de 1 homem para cada 100 mulheres atingidos por esse mal. O câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge as mulheres no mundo inteiro, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Só no Brasil estima-se que sejam 52.680 casos novos em um ano, e 52 casos a cada 100 mil mulheres e o diagnóstico precoce é de extrema importância na cura da doença.

Mulheres a partir dos 35 anos de idade devem fazer a mamografia e consultas periódicas com um ginecologista para exames preventivos, compartilhe com pessoas da sua família, trabalho e amigos para ajudar a espalhar a prevenção do câncer de mama, a informação é uma arma importante para cuidar da saúde.

O auto exame também é importante, e você pode fazer em casa, de frente para o espelho e sem blusa e sutiã, coloque as duas mão na cintura e observe o tamanho e formato dos seus seios, veja se há alguma alteração no formato, cor da pele, feridas, ou qualquer tipo de alteração ou mudança nos seus seios. Com as duas mãos para o alto, faça a mesma análise, veja se não há inchaços ou marcas que não existiam. Com um braço atras da nuca, use a outra mão para inspecionar o seio, faça movimentos circulares ao redor de todo o seio e próximo a axila, procurando por caroços, inchaços, ou regiões doloridas. Pressione levemente o mamilo e faça o movimento circular de apalpar. Repita a operação no outro seio, caso note algo de diferente não se desespere, procure um médico que realizará exames mais precisos. Lembrando que a menstruação e a TPM podem causar inchaço e deixar os seios doloridos, leve isso em consideração antes de se assustar, mas não deixe da procurar um médico e fazer exames preventivos, mesmo que não note nada de diferente em você.

Auto-Exame-de-Mama

Publicado em 01/10/2015

Categorias: Saúde e bem estar

Conteúdo exclusivo no seu email

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo