O poder do pensamento positivo para emagrecer

O poder do pensamento positivo para emagrecer

Você acredita que emagrecer é apenas uma questão de controle de apetite, ou de impor controle sobre o próprio corpo, através de exercícios físicos e cirurgias? Então você está errado.

O cérebro é responsável por controlar o corpo, é ele quem determina o que acontece em cada partezinha do seu corpo. E o seu cérebro se espelha em seus comportamentos para ajustar as funções do seu corpo, por exemplo, se você passar longos períodos sem comer, toda vez que você se alimentar, mesmo que com comidas saudáveis, seu corpo vai passar a se programar para estocar o que você come, formando um estoque de energia para queimar nos períodos de jejum, efeito conhecido como, estocar gordura por privação de comida. Então, se vc fizer dietas restritivas, a curto prazo você vai perder peso, mas depois, vai ganhar todo o peso que perdeu, ou até mais.
Perder peso vai além de conhecer sobre alimentação, exercícios e suplementação. Você sabe o que seu corpo precisa? Já prestou atenção na forma que ele se comporta diante das mudanças feitas na sua alimentação e na sua rotina? Não adianta forçar ou impor condições ao seu corpo, se o seu cérebro não é favorável a essas mudanças. Fazer dieta te causa ansiedade, stress, ou uma grande preocupação com resultados? Fazer dieta no começo é fácil, mas depois só te faz se sentir frustrado, pensar em comida, e descontar essas frustrações em comilanças desenfreadas? Se sim, então, precisamos conversar sobre como o pensamento influencia tudo na sua vida, até a perda de peso.
Se você começa uma dieta já pensando no sofrimento, na privação de comida, ou que você não vai conseguir, você já começou com pensamentos negativos e dizendo pro seu cérebro que você vai falhar. Muitas vezes temos medo de não atingir as expectativas que botamos em nós mesmos, e o medo de falhar nos faz já começar pensando em desistir, ou já “avisando”a si mesmo que você pode não conseguir. Espero que você saiba que não existe problema nenhum em tentar algo e não conseguir levar adiante, ou não dar certo, o erro é já começar algo pensando em desistir, ou achando que vai dar errado. Primeiramente, porque se começa algo que você mesmo acha que vai dar errado? Nós nos sabotamos todos os dias e nem percebemos. “Ah mas minha amiga fez e deu certo, eu sou obrigada a conseguir também” não é não. Somos todos diferentes um dos outros, o que funciona pra um, não funciona para todo mundo, por isso a importância de conhecer bem o próprio corpo, como ele funciona, e ler muito antes de começar uma dieta ou mudar a alimentação.
Ultimamente tenho escrito muitos textos aqui no blog falando sobre o lado psicológico de emagrecer, porque é um dos fatores que mais atrapalha a perda de peso.
Você quer perder peso, quer mudar sua vida e seu corpo, mas não adianta fazer sempre a mesma coisa, se você não mudar, nada na sua vida muda!
Então você decidiu que hoje vai mudar tudo, certo? Você já pensou em como vai ser essa mudança? Já pensou como vai ser sua rotina, o que vai mudar? Como você vai se organizar e o que essas mudanças podem causar na sua vida? A sua cabeça está pronta para lidar com tudo isso? Você realmente quer lidar com isso agora? Essas são excelentes perguntas que nunca fazemos antes de começar algo.
Mas, veja bem, olhando assim parece que perder peso é um bicho de sete cabeças, só que não é. Aí você nesse momento passa a me odiar, porque eu disse que perder peso não é difícil (e não é mesmo), mas porque você não esta conseguindo se é tão fácil assim? Porque você se sabota! Se você quer emagrecer deve procurar um médico, e ler muito sobre o assunto, se informar mesmo, não é só pegar dicas com sua vizinha e pronto! Digamos que você já sabe bem o que fazer pra perder peso, já conhece bem os alimentos ideais para sua saúde, então o que te impede de ter sucesso na sua dieta? Eu vou te dizer, é porque você está tentando “fazer uma dieta”e não perder peso. Mas Bianca, qual a diferença? Mudar a alimentação é parte importante de emagrecer, o problema é que fazemos dessa mudança um castigo pesado, penoso e horrível, quando na verdade não é. Pra emagrecer primeiro você deve parar de associar comida a prazer, óbvio que comer é gostoso, mas, você pode comer muito bem, comidas saudáveis que são gostosas e emagrecer.
Falando assim é fácil, mas você não consegue parar de pensar em comida quando esta de dieta, certo? Isso acontece porque você já começa errado, já vai pensando no que vai deixar de comer, nas festas que você quer ir e não vai poder se empanturrar de comida, nos bolos que vai deixar de comer. Você já comeu todas essas comidas antes, certo? Já sabe o sabor delas, então porque comer é tão importante assim? Porque você se sente triste quando tem que evitar comer alguns alimentos ou comer porções menores? (veja bem eu disse que você ainda vai comer coisas gostosas, mas em pequenas porções) Talvez seja porque existe algo que te incomode e você desconta na comida, brigou com o marido e desconta na comida, passou nervoso no trabalho e mandou um bolo de chocolate pra dentro pra se sentir feliz, está cansado da rotina e vai pra frente do sofá comer pipoca e tomar refri.
Já pensou em resolver seus problemas sem comida? Já pensou em botar seus problemas para fora ao invés de “comer”eles? Botar as mágoas, as tristezas ou seja lá o que for pra fora não é um sinal de fraqueza, você é um ser humano, pode chorar, pode se sentir insatisfeito e pode também lutar pelo que acha certo e resolver seus problemas de verdade, ao invés de compensar em outras coisas, como a comida. É muito mais fácil comer um doce pra se sentir melhor do que ter que discutir com alguém para resolver um problema? É sim! É o melhor pra você, agir dessa forma? Você sabe muito bem que não.
Ter pensamento positivo, acreditar em si mesmo, e ter coragem e disposição para enfrentar os problemas do dia a dia pode fazer uma diferença gigante na sua vida inteira, e não apenas na sua dieta. Se o cérebro comanda o corpo, começar a acreditar em si mesmo é um avanço enorme, começar uma mudança alimentar acreditando que está fazendo bem ao seu corpo é um grande começo.
Paciência, perseverança e pensamento positivo são a chave que abre a portinha para o sucesso, em qualquer coisa que você faça. Mas, e como colocar isso em prática? Aos poucos você pode tentar mudar seu comportamento, quando estiver pra baixo e sentir vontade de comer algo, pense em algo positivo que aconteceu no seu dia, ou faça algo que te anime (sem ser comer hein) vá dar uma volta, assista um filme, ouça música. Acordou se sentindo pra baixo? Passe um batom, penteie o cabelo diferente, vista sua roupa favorita, passe aquele perfume que te faz se sentir especial. Existem pequenos prazeres, ou pequenas ações que dão aquela animada no dia, ou que te faz se sentir melhor, especial, mais bonito, mais feliz. Ame-se! Ame-se muito! Trabalhe a seu favor, e não contra você mesmo, dedique-se a alcançar seus objetivos ao invés de ficar parado pensando que pode não dar certo. Encontre fontes de inspiração, veja casos de pessoas que tiveram sucesso em seus objetivos e se espelhe nelas.
Você também pode, deve e merece ser feliz e alcançar seus objetivos, só precisa se empenhar.

Publicado em 12/06/2015

Categorias: AutoajudaDicas para emagrecerSaúde e bem estar

Conteúdo exclusivo no seu email

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo