Qual dieta é melhor? Dieta dos Pontos ou Dieta Dukan

Qual dieta é melhor? Dieta dos Pontos ou Dieta Dukan

Dieta dos Pontos ou Dieta Dukan? Essa é uma das perguntas mais recorrentes lá no nosso grupo do Facebook, pelo fato destas duas dietas estarem dominando o Brasil. Os métodos são simples, e desde que com liberação médica/nutricional, qualquer um pode fazer. Mas qual delas é a melhor? Qual mais eficiente? Qual devo seguir? São algumas das perguntas que iremos responder hoje aqui neste texto e esperamos que todos consigam entender, qualquer dúvida é só perguntar.

dietadukan e dietadospontos melhor

Primeiro vamos a um breve resumo sobre essas duas dietas.

O que é a Dieta Dukan?

tudo sobre a dukan

Esta dieta foi criada pelo francês Pierre Dukan, autor do livro “Eu não consigo emagrecer”. A Dieta Dukan virou febre no mundo inteiro depois que a Princesa Kate Middleton declarou ter feito a dieta para dar uma enxugada antes do casamento.

A Dieta é composta de 4 fases: Ataque, Cruzeiro, Consolidação e Estabilização. Para cada uma delas, uma seleção de alimentos estão permitidos e para cada nova fase outros são liberados. Nela você não poderá fazer o consumo de doces, gorduras, frituras, bebidas alcoólicas e outros. A Dieta Dukan é uma dieta muito restritiva em relação ao que pode ser consumido, mas em compensação você poderá comer os alimentos permitidos sem nenhuma limitação de quantidade.

O que é a Dieta do Pontos?

tudo sobre a dos pontos

Recentemente a atriz Susana Vieira declarou ser adepta desta dieta, o que despertou a curiosidade de muitos sobre o assunto. A Dieta dos Pontos não tem as restrições da Dieta Dukan em relação aos alimentos que podem ser consumidos, mas em contrapartida você não poderá comer tanto quanto quiser. Ah, e a Dieta dos Pontos também proíbe o consumo de gordura trans, se o alimento tem gordura trans está automaticamente proibido.

Ela funciona partindo de um princípio muito simples, que é consumir menos calorias do que seu corpo precisa, dessa forma você vai emagrecendo aos poucos, mas de forma controlada. Na dieta, cada alimento tem um número de pontos e cada ponto equivale a 3,6Kcal. Para descobrir quantos pontos tem em um alimento é simples, você irá pegar a embalagem (no caso de produtos industrializados) e dividir a quantidade de calorias por 3,6 e então saberá quantos pontos tem uma porção do alimento. Em alimentos que não possuem informação nutricional, é possível pesquisar através de uma de nossa tabela de pontos, com certeza você irá achar.

Para calcular quantos pontos você pode comer por dia, acesse a nossa calculadora de pontos.

Qual dieta é melhor?

As duas dietas são ótimas, ambas tem milhões de adeptos em todo o mundo e se levadas a sério trarão o resultado desejado, mas cada uma delas possuem suas vantagens e desvantagens. As duas começam a mostrar os primeiros resultados em poucos dias, mas é importante ter paciência, pois assim como levamos anos para engordar, não será do dia para a noite que iremos emagrecer. Disciplina, persistência, planejamento e foco são fundamentais para ter sucesso. Ah e a orientação do seu médico/nutricionista também, não faça dieta sem consultar um profissional.

A Dieta Dukan traz resultados mais rápidos, porém é a mais restritiva e ocasiona um problema comum principalmente entre as mulheres, intestino preso. Afinal na primeira fase você só poderá ingerir basicamente proteínas e isso costuma deixar o intestino preso até mesmo em quem não sofre deste problema. Além disso, algumas pessoas também sentem fraqueza e mal estar e acabam abandonando a dieta.

Por ser mais restritiva, cortando drasticamente carboidratos e pregando um verdadeiro “susto” no seu organismo, ela tende a ser mais eficaz, mas você não pode esquecer que a dieta que mais funciona é aquela que você segue corretamente do começo ao fim. Caso goste de “trapacear” na dieta, comendo algum alimento proibido de vez em quando, é melhor nem começar a Dieta Dukan e optar pela Dieta Dos Pontos que será muito mais eficaz, pois nela, tirando as gorduras trans como já citamos, tudo está liberado, desde que não ultrapasse os pontos diários permitidos, e então será mais fácil para você seguir a dieta corretamente e obter os resultados desejados.

  • A resposta de qual é melhor seguir você terá respondendo para si mesma (o) as seguintes perguntas:
  • Eu tenho problemas contra a restrição de alimentos? Sim = Dieta Dos Pontos, Não = Dieta Dukan
    (Esta é a pergunta mais importante para a sua decisão)
  • Consigo largar o meu delicioso chocolate? Sim = Dieta Dukan, Não = Dieta Dos Pontos
  • Eu tomo cerveja, preciso parar de beber? Sim = Dieta Dukan, Não = Dieta Dos Pontos
  • Eu tenho problemas de intestino preso? Sim = Dieta Dos Pontos, Não = Dieta Dukan
  • Tenho problemas quanto a tonturas/molezas pelo corpo? Sim = Dieta Dos Pontos, Não = Dieta Dukan
  • Posso comer até estar satisfeito por completo? Sim = Dieta Dukan, Não = Dieta Dos Pontos
    (no caso a dos pontos, só pode comer até “encher” alimentos que tenham pontos 0)
  • Gosto muito de salada? Sim = Dieta Dos Pontos, Não = Dieta Dukan
  • Tenho o costume de trapacear comendo doces/frituras. Sim = Dieta Dos Pontos, Não = Dieta Dukan
  • Gosto muito de carne? Sim = Dieta Dukan, Não = Dieta Dos Pontos
  • Preciso cortar completamente o açúcar? Sim = Dieta Dukan, Não = Dieta Dos Pontos
  • Faço musculação na academia. Sim = Dieta Dos Pontos, Não = Dieta Dukan
    (até pode mas com acompanhamento profissional)
  • Gosto muito de frutas. Sim = Dieta Dos Pontos, Não = Dieta Dukan
    (na Dukan só pode 1 por dia a partir da fase consolidação)

Dicas para a Dieta Dukan.

É comum que durante a fase ataque, alguns sintam um pouco de dor de cabeça e tonturas pelo fato de você ter cortado os carboidratos. Outro sinal como já citamos é a prisão de ventre, mas se acalme, logo você chega na fase cruzeiro e poderá fazer o consumo de legumes nos dias certos e então irá resolver esse problema.

“-Eu preciso comer doces, só não sigo a Dukan porque sinto falta…” É verdade que a dukan corta drasticamente os doces, mas existem várias receitas dukan ótimas de “doces” por aí, principalmente em nosso site, que é feito com alimentos permitidos durante a dieta. Veja quantas.

Dicas para a Dieta dos Pontos.

Devemos fazer refeições de 3 em 3 horas e comer exatamente os pontos predestinados a nós. Todos eles. Achar que comer menos pontos vai emagrecer mais e passar fome, não irá trazer benefício nenhum. Siga as regras e verá os resultados sem perder sua saúde.

Não adianta pensar em “compensar” os pontos que você extrapolou no dia anterior, comendo menos no dia seguinte, cada dia é um novo dia.

Dicas gerais

Em ambas dietas é importante comer de 3 em 3 horas. Tomar muita água. Fazer 30 minutos de caminhadas.

Na Dukan, não indicamos musculação, nem horas de treino a fio na academia, principalmente na fase ataque, fase na qual exige muito do seu corpo. Apenas a caminhada é suficiente. Foque nos alimentos.

Saiba que a reeducação alimentar é a principal responsável por emagrecer. Exercícios físicos ajudam sim, é importante para manter os órgãos em funcionamento, mas o que realmente irá lhe ajudar a emagrecer é a maneira e o que você come.

Dei uma “jacada”, começo tudo de novo? Não, bola pra frente e continue normalmente a dieta no outro dia.

Qual a dieta que você irá seguir ou já segue? Deixe seus comentários.

Publicado em 10/03/2015

Categorias: Dieta DukanDietas

Conteúdo exclusivo no seu email

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo