Quantidade de água por dia: como calcular?

Dieta Emagrece quantidade-agua-dia1  Dieta

A água é essencial para a manutenção da beleza e bom funcionamento do organismo, afinal quase 70% do nosso corpo é composto de água. A água ajuda na eliminação das toxinas da alimentação, na filtração renal, além de hidratar cabelo, pele e intestino, melhorando seu funcionamento e evitando inchaços.

Os alimentos também são fontes de água e devem ser levados em consideração. Comer muitas frutas e verduras diminui a necessidade da ingestão água, porém ao ingerir alimentos com muito sal, aumenta a necessidade de ingestão de água. Porém muita gente não sabe qual quantidade de água por dia deve ser consumida. Afinal, este deve ser um cálculo personalizado para que não haja excesso, que pode ser prejudicial à saúde.

Existe um cálculo simples que é considerar 35ml para cada kg de peso. Uma pessoa de 80kg, por exemplo, deveria beber 2,8 litros de água por dia. Mas para saber a quantidade correta deve-se levar em consideração dados como sexo, idade, peso, clima, função renal, nível de sedentarismo e outros através de um exame de bioimpedância.

Beber água demais pode fazer mal à saúde

O excesso de água no corpo pode levar a um quadro de confusão mental e hiponatremia, que é a baixa concentração de sódio no sangue, mas para acontecer uma sobrecarga renal ou edema cerebral por excesso de água, a pessoa precisa beber cerca de 7 litros do líquido, muito além dos 2L estipulados como padrão.