Verdades e Mentiras sobre o Glúten

Verdades e Mentiras sobre o Glúten

Hoje todo mundo tem uma certa preocupação com a alimentação e com a aparência. Nunca tivemos tantos tipos de dietas diferentes, cada uma com uma restrição alimentar e todas prometem um milagre atrás do outro. Tem dieta sem lactose, dieta sem glúten, dieta sem carboidrato, e por aí vai. Separei aqui algumas informações sobre a dieta sem glúten que podem ser úteis, e tirar muitas dúvidas de quem pretende fazer a dieta sem glúten.

Cortar o Glúten da alimentação, vai me fazer emagrecer?

Não. O que pode ocorrer é que em um primeiro momento, a pessoa comece a se alimentar menos, porque ainda não conhece todos os alimentos que pode comer, e como o glúten esta presente em boa parte dos alimentos industrializados, acabamos ficando com os alimentos frescos e naturais, isso pode causar uma sensação de desinchar. Cortar o glúten da alimentação não é o caminho para a perda de peso, e sim a alimentação saudável e balanceada. O glúten só deve ser retirado da dieta, caso a pessoa seja alérgica. A dieta sem glúten faz parte dos exageros do modismo. As pessoas precisam de algo novo para acreditar, então cria-se um novo vilão e uma nova solução. Nesse momento você deve estar pensando “Bianca você não sabe o que diz, porque minha (amiga/colega/vizinha/tia/primo/irmão) fez a dieta e emagreceu sim”, claro que emagreceu, porque fez uma dieta, se você cortar o glúten da sua alimentação, você não vai perder peso, mas se além de cortar o glúten tiver que fazer uma dieta com calorias controladas, então o que te faz emagrecer é a dieta, não a falta do glúten, ok?

Acho que tenho intolerância a Glúten, devo parar de comer?

Se você acha que tem qualquer problema de saúde, independente do sintoma, o ideal é consultar um médico, só ele pode realizar exames e saber ao certo o que você tem e qual o tratamento indicado, nunca corte nada da sua alimentação ou inicie um tratamento somente por ter sintomas parecidos com o de alguma pessoa que você conhece, para isso existem médicos.

Pessoas que não comem glúten podem ter deficiência nutricional?

Sim, devido a má absorção dos nutrientes, pessoa celíacas (que não podem consumir glúten) podem ter deficiência nutricional.

Tirar o glúten da alimentação pode me fazer engordar?

Sim, algumas farinhas sem glúten tem o valor calórico maior do que as farinhas comuns e também possuem menos fibras, tirar o glúten da dieta é indicado somente para quem tem  problemas de saúde relacionados a ele.

As dietas sem glúten tornaram-se conhecidas por causa do acesso a  informação de forma errada, muitas pessoas passaram a conhecer melhor sobre a doença celíaca (pessoas intolerantes a proteína do glúten) e a se identificar com os sintomas e passaram acreditar ter a doença sem um exame prévio, e com a moda de dietas restritivas, criou-se o mito que tirar o glúten, lactose ou alguns tipos de proteínas e carboidratos específicos ajudaria a emagrecer, o que é um mito. Há um tempo atrás as pessoas celíacas emagreciam bastante porque quase todo alimento industrializado tem glúten, era muito difícil encontrar um alimento que não tivesse, e por isso as pessoas tinham menos opções de alimentos que poderiam comer, causando a perda de peso pela falta de opções alimentares, e quem vê de fora, acreditou que tirar o glúten da alimentação era o que causava a perda de peso.

Antes de começar uma dieta informe-se, consulte um médico de confiança, se for a um médico ou nutricionista, note se o mesmo está realmente preocupado com sua saúde, ou se só quer passar remédios e dietas da moda para você perder peso. Um bom médico preocupa-se com a saúde do paciente e a qualidade de vida dele, orientando-o a cuidar da alimentação e praticar exercícios, remédios e afins somente em casos em que se faz necessário.

 

Ainda ficou com dúvidas, quer sugerir, perguntar ou falar sobre algo? Deixe um comentário aqui embaixo, e participe do nosso Grupo no facebook clicando aqui.

Publicado em 18/02/2016

Categorias: AlimentaçãoDicas para emagrecerSaúde e bem estar

Conteúdo exclusivo no seu email

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo