Você pode queimar um monte de calorias no jardim

Você pode queimar um monte de calorias no jardim

Você tem o dedo verde? Se sim, você também pode ter um corpo esguio, porque a jardinagem pode ajudar você na perda de peso.

Não só por fornecer os benefícios de saúde oriundos de frutas e vegetais frescos, um estudo recente publicado no American Journal of Public Health revelou que as pessoas que participaram de jardinagem em comunidade eram menos propensos a ter excesso de peso e tinham significativamente mais baixos índices de massa corporal (IMC) do que os seus vizinhos que não participavam do programa.

Análise dos resultados do estudo destacou que os jardineiros do sexo masculino tem 62 por cento menos probabilidade de ser classificados com sobrepeso ou obesidade e os jardineiros do sexo feminino tem 46 por cento menos probabilidade de estar acima do peso ou obesos. Os participantes do grupo de jardinagem também tinham cinturas menores.

Queima de calorias

O American Council on Exercise, diz que a jardinagem pode queimar cerca de 300 calorias por hora. Esta atividade de incineração de calorias é uma ótima maneira de começar a atividade cardiovascular. Jardinagem também ajuda a construir músculos fortes, melhorar a sua força conjunta e ganhar flexibilidade. Isso ocorre porque quando você está usando todos os principais grupos musculares do seu corpo de uma vez – as suas pernas, nádegas, costas, braços, ombros, pescoço e abdômen.

Aqui está uma média de calorias queimadas por 30 minutos de jardinagem, por um homem de 82 Kg (pode variar um pouco com base no seu sexo/peso):

Molhar gramado/jardim com a mangueira: 61 calorias
Varrer e ensacar folhas: 162 calorias
Plantar sementes: 162 calorias
Plantio de mudas: 182 calorias
Capinar: 182 calorias
Cavar, lavrando, usando pá: 202 calorias
Cortar madeira: 243 calorias
Roçada de grama com cortador de grama: 243 calorias

Prevenção de Doenças

Se você praticar jardinagem, você também pode desfrutar de benefícios de saúde que você não pode necessariamente ver, mas é muito mais importante do que parecer mais magro. Jardinagem tem demonstrado reduzir o risco de doença cardíaca, diabetes tipo 2, hipertensão arterial e várias formas de câncer.

Aumento da ingestão de frutas e legumes

Talvez este seja o benefício mais óbvio de jardinagem : desfrutar de uma infinidade de deliciosas frutas, ricos em nutrientes, legumes e ervas! Pessoas que participam de jardinagem têm maior consumo de frutas e legumes, que são ricos em nutrientes, os alimentos que combatem doenças que são muito baixos em calorias e gorduras. São produtos com um alto teor de água, por isso auxilia na hidratação e enche-lo com menos calorias.

Estudos têm demonstrado que as pessoas geralmente comem a mesma quantidade de comida diariamente e por produzir você pode encher-se com a mesma quantidade de alimentos, mas com menos calorias, levando à perda de peso ao longo do tempo.

Dieta rica em fibras

Comer mais produtos de seu jardim irá aumentar a sua ingestão de fibra. Fibra tem sido comprovada para ajudar na perda de peso, porque faz você se sentir satisfeito, impedindo-o de comer mais do que seu corpo precisa. Além disso, alimentos ricos em fibras levam mais tempo para mastigar, permitindo que o seu cérebro tenha tempo suficiente para receber mensagens de seu estômago dizendo que você está cheio.

Publicado em 23/10/2013

Categorias: Dicas para emagrecer

Conteúdo exclusivo no seu email

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo