Fondue de chocolate fit: aprenda receita low carb e saudável

/

Adequado para fondue de chocolate: aprenda receitas saudáveis ​​e com baixo teor de carboidratos

No Dia do Chocolate, nutricionista ensina uma opção funcional que tem os benefícios do cacau e de frutas com baixo teor de carboidratos como morango, kiwi, pêssego e framboesa.

O chocolate, embora muitas vezes visto como um vilão da alimentação, é saudável e contribui muito para a saúde. Além disso, proporciona conforto nos dias frios de inverno. Mas para fornecer todos os benefícios, quanto mais cacau em pó, menos açúcar e outros aditivos, melhor. Para aquecer o corpo e agradar as papilas gustativas neste inverno, a nutricionista Renata Buzzini, que ensinou as receitas saudáveis ​​e funcionais do fondue de chocolate, que é feito de chocolate verdadeiro, sem preparações industrializadas e superprocessadas. A seguir, explicaremos a porcentagem ideal de cacau utilizada na panela quente para proporcionar benefícios à saúde e ao mesmo tempo manter o sabor. Além disso, separamos as frutas que correspondem melhor à receita e os nutrientes que elas fornecem. Afinal, diversão e nutrição à mesa podem andar de mãos dadas.

Receita fondue de chocolate saudável

O chocolate é fonte de vitaminas A, B, C, D e E, fósforo, ferro e antioxidantes, além do magnésio, que ajuda a aliviar a ansiedade e a manter a saúde. Segundo Renata, é a forma mais açucarada de chocolate que está prejudicando tudo isso, e esse é o verdadeiro vilão da história. Abaixo, dê uma olhada nas superinteressantes receitas de hot pot preparadas por nutricionistas, mas lembre-se que para ser verdadeiramente saudável você deve:

Comer a porção adequada;
Comer com prazer e atenção;
Saborear cada frutinha até o fim.
Ingredientes:

160 g de chocolate 70% picado (pode optar pelo sem lactose e açúcar se quiser);
1 xícara leite de coco;
1/2 xícara xylitol ou adoçante culinário a gosto;
2 colheres de sopa de conhaque (opcional, mas dá um toque especial);
1/4 colheres de chá de canela em pó;
1/2 colheres de sopa de essência de baunilha;
2 cravos ou 1 estrela de anis (são opcionais, mas fazem o corpo aquecer, além de serem afrodisíacos).

A seguir, Renata separa as frutas que possuem menor quantidade de carboidrato, para o equilíbrio ideal:

Porção a gosto morangos;
Porção a gosto kiwi;
Porção a gosto pêssego;
Porção a gosto framboesas.

* Use um pires de chá como porção total de frutas. Dessa forma, quando você ficar sem frutas, significa que você comeu a porção exata e deve parar por aí.

Nota: As frutas mais agradáveis, como uvas e laranjas, podem ser usadas. Por exemplo, bananas são sempre clássicas. Todos eles fornecem benefícios e nutrição. Mas optamos por recomendar frutas com baixo teor de carboidratos para encontrar uma panela quente com baixo teor de carboidratos.

Modo de preparo:

Corte as frutas em pequenos pedaços a seu gosto e reserve;
Coloque o leite de coco, a baunilha, o conhaque e o adoçante na panela em fogo médio e misture bem;
Adicione o chocolate picado e mexa bem até derreter tudo;
Finalize adicionando a canela, o cravo e/ou o anis;
Sirva em pequenos potes.
Valor energético: esta receita tem 194 calorias por porção e rende 7 porções de 50 g.

-Como mencionei, esse hot pot usa chocolate rico em cacau, além de conter menos (ou nenhum) açúcar, o cacau tem maior concentração de vitaminas e minerais. Substituir o creme por leite de coco pode reduzir ainda mais o conteúdo de carboidratos e lactose e manter a sensação de saciedade, pois é rico em gorduras saudáveis. As especiarias têm um efeito termogênico, portanto, além de seu efeito afrodisíaco, também ajudam o corpo a se manter ativo e aquecido. E todas as frutas são pobres em carboidratos, ou seja, têm baixo teor de carboidratos. Entre eles, é sempre bom escolher frutas vermelhas. É rico em vitamina B, que ajuda as células a funcionarem normalmente. Além disso, tem um poderoso efeito antioxidante e contém magnésio, cálcio, antocianinas e compostos fenólicos, que ajudam no combate ao envelhecimento , estressar e reduzir a ansiedade – explica Renata Buzzini.

Vantagens do Chocolate

Vamos dar uma olhada nos principais benefícios de comer chocolate com moderação. Lembre-se, para obter o máximo de benefícios, escolha primeiro o chocolate com baixo teor de açúcar:

Redução do estresse e aumento da sensação de bem-estar;
Melhora do fluxo arterial, da circulação sanguínea e da saúde do coração;
Estímulo do sistema nervoso central e dos músculos cardíacos;
Alívio das dores;
Aumento do colesterol bom e redução do colesterol ruim;
Proteção para a pele contra o sol;
Diminuição da fome (saciedade).

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :