Desinsuflação abdominal: o que causa e como evitar a dilatação abdominal

/

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, esvaziar o abdômen não é uma tarefa complicada. Você conhece a sensação de inchaço durante o dia, principalmente após as refeições? A causa desse problema geralmente é óbvia e está diretamente relacionada ao uso abusivo de alimentos com alto teor calórico, como pizza, fast food e refrigerantes.

No entanto, algumas pessoas experimentarão expansão mesmo se não ingerirem esses itens. “A sensação de inchaço costuma estar relacionada ao acúmulo de gases no aparelho digestivo. A doutora Marcella Garcez, nutricionista, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrição (ABRAN) explica, no estômago, alças intestinais e cólon.

De acordo com especialistas, essa sensação de inchaço abdominal não indica necessariamente uma doença ou problema sério. Embora cause algum desconforto, esse fenômeno pode ser apenas uma resposta normal do corpo.

Porém, se o problema for muito frequente e causar fortes dores, vale a pena dar atenção. “Às vezes, nosso trato digestivo apresenta proliferação bacteriana, constipação intestinal ou certas doenças inflamatórias intestinais. Se essa condição [inchaço] for muito comum e muito desconfortável, uma avaliação médica deve ser realizada para diagnosticar o problema”, Dr. Gassz Suggest.

O médico também apontou alguns alimentos que podem causar a expansão do abdômen, portanto, as pessoas que desejam esvaziá-lo devem evitar comê-los. Verificar:
Chicletes e balas;
Bebidas gaseificadas, como refrigerantes e cervejas;
Alimentos ricos em antinutrientes – leguminosas (feijão, lentilha e grão-de-bico, por exemplo);
Vegetais crucíferos (exemplo: couve, brócolis, repolho e couve-flor);
Laticínios em geral;
Alimentos fermentáveis

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :