Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

8 erros cometidos na academia na hora de malhar e 1 dica


Anúncios

Malhar na academia tem sido uma atividade comum entre os brasileiros, todos andam buscando formas de estarem de bem com a saúde e com o espelho, mas ao realizar atividades físicas nos aparelhos da academia, muitos cometem erros que futuramente ou a curto prazo podem trazer consequência graves ao nosso corpo, e é por isso que hoje nós vamos falar sobre alguns erros que são cometidos na hora de praticar exercícios físicos na academia.

8 erros cometidos na hora de malhar na academia

Montar o próprio programa de exercícios.
Pessoas que começam seus treinos na academia, acham que são capazes de montar a sua própria série de exercícios, e sempre cometem os mesmos erros. Dos quais realizam sempre as mesmas atividades, em aparelhos que mais gostam, colocando cargas que acham que aguentam, mas que na verdade estão se matando para fazer as séries. Não é o peso que faz você ficar definido ou crescer, e sim a serie correta e feita com paciência. Nosso corpo precisa de estímulos diferentes a cada semana, por isso a necessidade de ter o acompanhamento de um profissional para montar suas rotinas, com avaliações de força. Forçar demais prejudica a sua coluna, juntas, estoura os ligamentos, e ficar tempo parado para a recuperação, faz com que você perca tudo o que ganhou, então se “matar” na academia não resolve em nada.

Não realizar um aquecimento muscular.
Nunca se esqueça de que você precisa primeiro “acordar” os seus músculos antes de realizar as séries na academia. Isso faz com que a chance de lesões sejam muito menores, pois os músculos já estarão em funcionamento. Faça isso na bicicleta ergométrica ou na esteira na área de spinning da sua academia.

Não realizar alongamentos.
Alongar antes de dar início a suas atividades físicas é necessário até fora da academia. Alongar evita que você sinta dores posteriormente ao exercício, assim como encurtamentos e instabilidade muscular. Alongue muito bem braços e pernas assim que chegar na academia, antes mesmo até de fazer o aquecimento na esteira o bicicleta.

Realizar os mesmos exercícios todos os dias.
Treinar o mesmo grupo de músculos todos os dias é um dos erros mais comuns realizados por praticantes da malhação. Homens tem costume de malhar somente braços e esquecem das pernas, e mulheres malham muito as pernas e esquecem dos braços. Isso deve ser evitado, o corpo funciona em harmonia e precisa ser exercitado por completo, tanto braços, pernas, abdômen e todos os grupos musculares para ter um melhor efeito.

Faltei um dia, agora vou malhar dobrado no outro dia.
Você está enganado se acha que pode “compensar” um dia perdido na academia. Nossos músculos tem um limite diário que pode ser explorado. Sobrecarregar os músculos em vez de ajudar como muitos pensam, fazer um efeito contrário, trazendo queda nos próximos dias de treinamento, pois a fadiga muscular tende a se estender por dias até que fique recuperada.

Estou morrendo de dor mas ainda vou treinar.
A frase “No pain, no gain” é vista com frequência por ai não é mesmo? Mas serve somente para dores fracas, pois os músculos sofrem microlesões quando realizamos uma malhação, e faz com que ganhem mais resistência e aumento de massa. Agora que você está com muita dor e ainda sim continua malhando, está completamente errado, pois o seu músculos sofrerá uma lesão muito maior e se estenderá por um longo prazo, prejudicando os seus dias na academia.

Não tomar água, ou pouca água.
Se hidratar corretamente pode ser um fator primordial na hora malhar na academia. Ao realizar exercícios, nosso corpo perde grandes quantidades de sais minerais que são eliminados através do suor. Quando tomamos bastante água, a reposição desses nutrientes é quase que imediata, e faz com que você não tenha o risco de sofrer uma desidratação, do qual a consequência pode ser vertigens, desmaios e até um ataque cardíaco.

Não saber como respirar.
Ao realizar seus exercícios, respire de maneira profunda, que encha muito bem os pulmões de ar, e libere o gás carbônico lentamente. Isso praticamente eliminará as suas dores abdominais que são comuns durante as atividades físicas, causado por uma respiração curta e acelerada.

1 dica na hora de malhar na academia

A dica é ter PACIÊNCIA. Reeducar a sua alimentação, aprender a malhar com paciência, saber esperar para ter e ver resultados. Da mesma maneira que você ficou uns quilos acima, ou está com a saúde debilitada, decorrente de meses de erros, malhar na academia lhe trará resultados em meses. Seja paciente que logo os resultados aparecem.

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pedro Muzy

Pedro Muzy

Especialista em alimentação saúdavel. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre alimentação e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com sua saúde.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓​