Bananas e chocolate 70% são boas escolhas para aumentar a felicidade e cuidar da saúde mental
Com as demandas e desafios excessivos do mundo moderno, os transtornos de ansiedade tornaram-se mais frequentes na vida das pessoas, especialmente após o início da pandemia de Covid-19.
Além da depressão (uma das doenças mais incapacitantes da atualidade), o Brasil parece ser um dos países líderes no índice. Como resultado, a busca por atividades alternativas que podem desacelerar a mente ganhou uma vantagem.
Praticar ioga, meditação e atenção plena e outros hábitos passaram a fazer parte do dia a dia de pessoas que precisam relaxar, mas outro detalhe importante para melhorar essa condição física e mental é a nutrição.
Pessoas ansiosas podem até estar desnutridas devido a vitaminas e minerais. Alguns alimentos contribuem diretamente para a produção de hormônios agradáveis, como a serotonina e a dopamina, eles são:
Banana: contém triptofano e rica em vitamina B6, o precursor da serotonina. Além disso, um estudo do Instituto Filipino de Pesquisa em Nutrição e Alimentos descobriu que comer de duas a três bananas por dia pode combater os sintomas de ansiedade.
Fonte de peixes ômega 3: tem alto potencial antiinflamatório, reduz a produção de marcadores de inflamação no corpo e melhora a comunicação neuronal. Alguns exemplos são sardinhas e salmão.
Chocolate 70% Cacau: Rico em flavonóides, o cacau desse chocolate também contribui para a produção do hormônio serotonina.
Iogurte natural: rico em probióticos, ou seja, bactérias benéficas à saúde humana, como os lactobacilos e as bifidobactérias, que têm efeito positivo na saúde do cérebro.
FONTE: (*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica