Em geral, os cardápios que compõem o café da manhã, almoço e jantar de uma população devem incluir alimentos que contribuam para a saúde bucal, como frutas, verduras, carnes e verduras. Amplamente divulgado, o leite é uma das principais fontes de cálcio, que ajuda a fortalecer os dentes, desde crianças até a idade adulta. No entanto, é preciso ter cuidado para não causar problemas de saúde bucal. O excesso de açúcar usado para adoçar bebidas lácteas pode causar cáries e problemas estomacais. É por isso que você precisa ajustar sua dose e não se esqueça de limpar os dentes após as refeições. Além do cálcio, existem muitos alimentos que podem fazer parte de uma dieta rica e equilibrada para ajudar a fortalecer os dentes, reduzir o mau hálito, melhorar a produção de saliva e purificar as delícias de uma variedade de alimentos.
Alimentos apropriados para pós-cirurgia
A substituição de dentes quebrados por novas peças de resina ou cerâmica é um procedimento rotineiro nos consultórios odontológicos. Pacientes que procuram uma solução adequada para dentes perdidos podem seguir o plano de um profissional de odontologia e usar implantes dentários em espaços abertos. Por algum tempo após a cirurgia, os pacientes devem ficar atentos a determinados alimentos e verificar quais são os melhores para comer. Devido à sensibilidade do local nos primeiros dias após a cirurgia, produtos como:
- Purê de legumes;
- Sopas frias e cremosas;
- Vitamina de frutas;
- Sorvetes de massa.
Esses alimentos não exigem uma mastigação forçada, além de contarem com nutrientes que ajudam a reforçar o sistema imunológico. A carne de peixe também é indicada, desde que seja cozido e que não apresente muitas fibras, como o bacalhau.
Cuidados para manutenção do clareamento
À medida que envelhece, a cor dos dentes pode ficar amarela por vários motivos. Pode ser o alto consumo de café, chá e refrigerantes, ou até mesmo maus hábitos de saúde, como o uso de cigarros e charutos. Um consultório odontológico é o local ideal para encontrar soluções que possam reduzir o amarelecimento dos dentes, com produtos especiais que podem ser aplicados na superfície dos dentes. Trata-se do clareamento dental, procedimento que exige conhecimento profissional e uso de ferramentas adequadas.
Alguns alimentos a serem evitados após o tratamento, como café e chá; cigarros por causa do tabaco e nicotina; frutas com alta pigmentação natural, como o açaí; e chocolate, seja em barra ou líquido. Por outro lado, alguns alimentos que ajudam a deixar os dentes mais brancos e longos, como nozes e amêndoas, cogumelos shiitake (sem molho de soja escuro), maçãs e morangos, ajudam a quebrar o material particulado além de manter a higiene. Pigmentação. Dessa forma, os pacientes não precisam se preocupar com um sorriso amarelado, mas com dentes saudáveis, brilhantes e até mesmo com o impacto na autoestima pessoal.
Aparelhos removíveis permite fácil higienização
Um problema comum para quem se preocupa com a saúde é a necessidade de alinhamento dos dentes, que, afinal, afeta a fala, a mastigação e até a respiração, além da saúde mental. Seja pelo uso prolongado de chupeta ou mesmo mamadeira na infância, além de fatores genéticos ou perda prematura de dentes de leite, diferentes motivos podem afetar a qualidade da mastigação. Com tecnologia moderna, os dentistas forneceram uma maneira de mapear toda a área interna da boca usando um scanner 3D e desenvolveram um dispositivo transparente exclusivo para os pacientes.
Uso de aparelho fixo requer atenção aos alimentos
Por outro lado, há procedimentos de correção do alinhamento dos dentes em que é preciso utilizar um aparelho dentario fixo. Nesse caso, são aplicados braquetes sobre a superfície dos dentes, para que tudo fique preso de maneira adequada, fazendo o alinhamento de forma mais incisiva. Os alimentos a serem consumidos devem ser escolhidos com inteligência, pois alguns mais fibrosos podem causar problemas na hora da higienização e limpeza dos dentes.
Entre as frutas, a manga é uma que deve ser evitada para se consumir naturalmente, diretamente. Isso porque os fios que compõem o corpo dela podem ficar presos entre os dentes e a estrutura do aparelho ortodôntico, dificultando a remoção, mesmo com passador de fio dental. Para o consumo da fruta, que pode ser benéfica para a saúde, pode-se verificar a possibilidade de ingeri-la picada. Carnes fibrosas também devem ser evitadas, pelo mesmo motivo, bem como por causarem a quebra da estrutura.
Nesses casos, é melhor dar preferência ao suco de manga ou à carne muito bem moída, não desfiada, o que promove a nutrição adequada sem prejudicar a estrutura dental e de tratamento. É importante reforçar que, além dos alimentos adequados para a manutenção de dentes limpos e sadios, é preciso beber água pois, além da remoção de resquícios de comida, ajuda a hidratar o corpo e equilibrar a mucosa oral, prevenindo a manifestação de bactérias.