A fruta pequi é fonte de vitaminas e minerais! Conheça essa iguaria do cerrado

/
Advertisement

O pequi, nativo do Cerrado, Brasil, é uma fruta de casca verde-escura com espinhos no miolo (sob a polpa) e rica em nutrição. Seu nome vem até do tupi, que significa “pele espinhosa”. Além de ser muito utilizada no preparo de sucos, mousses e sobremesas no Nordeste, essa fruta também é rica em vitaminas e antioxidantes, que podem aumentar muito a imunidade. Quer saber mais sobre o pequi e seus benefícios? Continue lendo!

O pequi é rico em vitaminas A, C e β-caroteno, que auxiliam o sistema imunológico

Uma das principais vantagens do pequi é que ele contém excesso de vitaminas A, C e antioxidantes, que contribuem diretamente para o sistema de defesa do organismo. O β-caroteno presente nas frutas é especialmente um pigmento benéfico para a saúde da pele e do sistema cardiovascular a longo prazo.

Advertisement

Por ser rico em fibras, o pequi auxilia na digestão, colesterol e controle do índice glicêmico

O pequi também chama a atenção por ser rico em fibra alimentar, que garante plenitude, auxilia na função gastrointestinal e auxilia no controle do índice glicêmico. Vale ressaltar que a fibra também é importante para controlar o colesterol e aumentar a imunidade humana com outros nutrientes.

Fruta é boa para a visão

Advertisement

Como fonte de vitamina A, o pequi também se destaca por auxiliar na saúde da visão, protegendo os olhos da degeneração macular e evitando possíveis problemas corneanos. A vitamina A também tem um forte efeito antioxidante, por isso é essencial para a saúde da pele e previne o envelhecimento prematuro.

Pequi é uma fonte de ferro, fósforo, magnésio, potássio e outros minerais importantes

Além de fornecer vitaminas e antioxidantes, o pequi também contém uma variedade de minerais essenciais. O destaque mais importante é o alto teor de ferro nos alimentos-minerais que ajudam a prevenir a anemia e garantir o funcionamento normal do sistema circulatório. Além disso, a fruta também fornece potássio, fósforo e magnésio, essenciais para a saúde óssea e muscular.

Advertisement

É uma fonte de vitamina B, o que é bom para a saúde do cérebro

Outro diferencial do pequi é que pode ajudar diretamente na saúde do cérebro, pois fornece as vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina) e os minerais zinco e cobre. Esses nutrientes atuam juntos para prevenir doenças neurológicas e fortalecer todo o sistema nervoso.

Advertisement
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views :