Alimentos para o bem-estar da mente dos gamers

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Quando falamos em alimentos para o bem-estar, geralmente citamos aqueles ricos em nutrientes para o corpo, que tanto melhoram a forma física e a aparência quanto a disposição do indivíduo para a prática de atividades físicas. No entanto, muitas vezes, esquecemos de citar a importância que alguns alimentos têm também no desenvolvimento e bem-estar do cérebro.

Afinal, existem determinadas atividades que exigem certos cuidados não só com o corpo, mas, principalmente, com a mente. Esse é o caso dos e-sports (esportes eletrônicos), campeonatos de games praticados em frente ao computador e que demandam muitas horas de dedicação e disposição, buscando sempre melhorar a concentração, a capacidade mental, além de evitar o cansaço.

Alguns exemplos são os jogadores de poker online, MMORPG (World of Warcraft; League of Legends; Guild Wars; Ultima Online, etc), xadrez, entre outros games que exigem alta produtividade em suas tarefas, margem mínima de falhas, senso crítico apurado e capacidade mental para tomar decisões rápidas. Pra se ter uma ideia, há momentos que uma só partida chega a durar mais de dez horas seguidas. Tem que ter mesmo disposição, não é?

ElkY, por exemplo, hoje profissional pela PokerStars, se jogou de cabeça no poker online no final de 2003, gastando muitas horas em frente ao computador, com o objetivo de se tornar ainda melhor na modalidade. Seu sucesso mundial foi quase que instantâneo e isso se deve por uma série de fatores físicos e psicológicos. Ele sempre teve uma mente analítica e se destacou por ter uma ótima resistência, jogando mais de 12 horas por partida.

Os jogadores de “League of Legends” também precisam de uma boa preparação para aguentar a rotina puxada. Após a primeira refeição do dia, o expediente de um time brasileiro chega até 14 horas em frente ao computador, assistindo partidas diversas, estudando os adversários e travando combates estratégicos. O grupo, que divide uma casa em São Paulo, costuma acordar em torno das 11h da manhã e ir dormir sempre depois da meia-noite.

Existe uma fórmula do sucesso para esses jogadores? Qual a alimentação adequada para o bem-estar da mente desses gamers? É interessante lembrar que existe uma série de nutrientes que melhoram a capacidade cognitiva, a memória, o raciocínio e a sensação de bem estar e disposição. Porém, é necessário cumprir um intervalo pequeno, de no máximo três horas, para cada refeição, aumentando o metabolismo e mantendo o nível de energia alto.

Vale lembrar que é preciso manter uma dieta balanceada, evitando bebidas alcoólicas e o tabagismo, para atingir bons resultados. Alguns alimentos que não podem faltar no prato dos e-atletas são peixes, frutas e castanhas. No entanto, existe a lista é grande quando falamos em alimentos que fazem bem ao desenvolvimento da mente. Entenda quem são eles e por que não devem faltar à mesa:

Aveia – Garante energia ao cérebro, por ser fonte de vitaminas do complexo B que auxiliam na regulação da transmissão de informações entre os neurônios.

Frutas vermelhas e cacau: Por possuir flavonóides, que garantem um bom fluxo sanguíneo para o cérebro, essas frutas exercem efeitos benéficos na memória e aprendizagem.

Ovos – São fundamentais para a memória e o aprendizado por produzirem acetilcolina e serem ricos em vitaminas do complexo B, que facilitam a comunicação entre neurônios.
Maçã: Alimento rico em fisetina, estimula os mecanismos cerebrais e favorece o amadurecimento das células nervosas.

Peixes – São fonte de zinco e selênio, sendo essenciais para a mente, melhorando a concentração e a memória, protegendo os neurônios contra os radicais livres.

Laranja e maracujá – Fontes de vitamina C, previnem o cansaço do corpo e ajudam no combate ao estresse.

Oleaginosas (nozes e amêndoas) – Ricas em vitamina E, fundamental no combater aos efeitos de envelhecimento do cérebro.

Clorofila – Além de ser fonte de nutrientes que auxiliam a eliminação de toxinas do organismo, a clorofila aumenta a atividade cerebral.

Café e chá verde – Por conter cafeína são um potente estimulante do sistema nervoso central. Aumenta a disposição física e diminui o sono, porém, em excesso, causa danos à memória. Cuidado!

 

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