A frase você é o que você come é a maior verdade que existe. Os alimentos consumidos por nós determinam o futuro da nossa saúde.
Hoje em dia é muito fácil conseguir se alimentar de forma saudável, seja com o auxílio de um profissional ou pela ajudinha que a internet dá! Separamos, neste post, alguns alimentos que são consumidos quase todo dia e que representam um perigo para a saúde. Confira:
Margarina
Substitua a margarina por manteiga, óleo ou óleo de coco. A margarina pode aumentar o risco de câncer e doenças cardiovasculares.
A manteiga atualmente é feita a partir da hidrogenação, um processo que usa o gás hidrogênio para converter o óleo vegetal líquido em gordura. Com isso, os nutrientes primitivos se perdem. O óleo vegetal se transforma em gordura trans artificial, um antinutriente que o nosso corpo não reconhece como alimento e não metaboliza, se tornando cancerígena.
Refrigerantes
Problemas dentários: O refrigerante é ácido e promove uma perda de minerais presentes no esmalte dos dentes, propiciando o aparecimento de cáries.
Obesidade: O consumo de bebidas açucaradas está associado diretamente ao aumento de peso e, consequentemente, ao risco de desenvolvimento de obesidade.
Ataques cardíacos: Pesquisadores de Harvard realizaram um estudo e perceberam que o consumo de bebidas açucaradas diariamente aumentavam os riscos de surgimento de problemas do coração em até 20%.
Hipertensão: Acredita-se que o consumo diário de pelo menos 850 ml de refrigerante aumente os riscos de aparecimento de pressão alta.
Osteoporose: Alguns ingredientes presentes nos refrigerantes de cola são responsáveis pela perda de cálcio nos ossos.
Câncer: O excesso de corantes e conservantes presentes nos refrigerantes e em outros produtos industrializados pode desencadear câncer.
Leia também: Trocar pão por tapioca ajuda a emagrecer
Frios
Vários estudos mostraram uma correlação entre o consumo de frios e câncer, principalmente câncer colorretal. O queijo mussarela apesar de ter vitamina B12 e cálcio, também pode se tornar vilão se for consumido em excesso.
Cereais açucarados
São bombas de açúcar e ainda possuem grande porcentagem de carboidratos, que não acrescentam em nada na nossa saúde. O problema é ainda pior quando consumido pela manhã. Depois de digerir os cereais, os níveis de açúcar no sangue voltam a cair, o que sinaliza ao cérebro que ele precisa de mais açúcar. Isso se torna um ciclo de consumir cada vez mais açúcar, que em excesso no organismo se torna gordura, causando obesidade principalmente em crianças mas também em adultos.
Os cereais açucarados estão ligados a problemas de atenção, diabetes, obesidade, cardiovasculares, dentre outros. Também é um alimento pobre em fibras, e o pior, geralmente é consumido com leite de caixinha, a refeição se resume em açúcar e gordura.
Salgadinhos e salgados
Ricos em sabor, mas também em gordura trans, sal e calorias. Os salgadinhos não devem ser consumidos com frequência porque em sua composição há muita gordura, sódio (substância presente no sal de cozinha) e conservantes. Além disso, alguns ainda têm gordura trans, tipo de gordura vegetal hidrogenada presente em alimentos industrializados.