Alimentos x Celulite: Como desintoxicar, desinflar e melhorar a circulação

/

 

A celulite é causada por depósitos irregulares sob a superfície da pele, que podem produzir esse efeito cascata. Também pode ser o resultado da sensibilidade do corpo aos hábitos alimentares. Algumas pessoas são alérgicas a alimentos que contêm corantes, conservantes e pesticidas porque o corpo pode não ter enzimas suficientes para quebrar certos tipos de proteínas (como carne vermelha e leite) moléculas, o que permite que os rins eliminem a urina na urina Toxinas, então o inchaço aumentará.

O excesso de gordura aumenta o tamanho das células de gordura, empurrando-as para a camada mais próxima da pele. Ali comprimidos, podem causar edema (inchaço) e acúmulo de líquido entre eles, podendo causar flutuações. No entanto, a celulite não é causada apenas pela gordura, mesmo as mulheres mais magras costumam sofrer de celulite.

Na verdade, é causada pela ação conjunta da gordura e do tecido conjuntivo muscular.

Por meio de uma dieta que desintoxica, desinfla e melhora a circulação, pode reduzir a celulite e ao mesmo tempo promover a perda de peso.

A alimentação relacionada à atividade física é a principal ferramenta para a eliminação da celulite. O exercício ajuda porque pode reduzir a gordura corporal, melhorar a circulação sanguínea e fortalecer os músculos. O aumento da circulação ajuda a manter a saúde e a elasticidade da pele e dos tecidos conjuntivos, reduz a retenção de líquidos e ajuda a eliminar as impurezas. Normalmente, as áreas mais afetadas pela celulite são as pernas, nádegas e abdômen, que são as áreas mais comuns de inflamação do tecido adiposo.

Alimentos ricos em potássio e silício têm efeito diurético, previnem a retenção de líquidos e reduzem o edema. A combinação de potássio e silício com magnésio, cálcio e vitamina B6 não só reduz o inchaço, mas também ajuda a regular o metabolismo e melhorar o equilíbrio hormonal (o desequilíbrio hormonal impede a eliminação da celulite). Alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais podem melhorar a capacidade do intestino de absorver nutrientes essenciais, que são responsáveis ​​pelo funcionamento normal e renovação das células. Portanto, apenas reduzir calorias não é suficiente, existem opções alimentares.

Alimentos antiinflamatórios

A dieta anticelulite inclui fontes alimentares de antioxidantes, bem como uma mistura de vitaminas composta por vitamina E, vitamina C, zinco, selênio e ômega 3. Tudo isso ajuda a reduzir as substâncias pró-inflamatórias promovidas pelo excesso de gordura.

A vitamina C também deve estar na sua dieta. Tem efeito antioxidante, ou seja, pode prevenir os radicais livres e acelerar o envelhecimento da pele e dos tecidos, como laranjas, limões, acerola cerejas, alcachofras (também tem efeito diurético e ajuda a eliminar toxinas) e gengibre (Em além de acelerar o metabolismo, também tem efeitos antioxidantes.

É mais eficaz quando comido cru. Por exemplo, você pode moer em uma salada ou beber com suco de melancia). Melancia e tomate
É um antioxidante rico em licopeno, substância que melhora a circulação sanguínea. No caso dos tomates, é melhor consumi-los na forma de molho. As frutas vermelhas também têm efeitos antioxidantes, como morangos, açaí, framboesas e amoras.

As frutas são essenciais em qualquer dieta e podem fornecer uma variedade de vitaminas e fibras. A maioria das frutas também é rica em líquidos e com poucas calorias, por isso são muito indicadas para emagrecer e eliminar a celulite. A banana e o mamão são particularmente eficazes na prevenção da celulite devido ao seu alto teor de potássio. O potássio reduz a retenção de água e aumenta a drenagem linfática, o que pode melhorar a celulite, mas há poucas evidências científicas para apoiar essa informação.

O boro é outra substância importante contra a celulite porque ajuda as células a renovar e manter o arranjo das fibras elásticas da pele. Vegetais verde-escuros, algas, rabanetes, frutos do mar, pepinos, beterrabas e vegetais contêm boro. Os vegetais também são ricos em nutrientes e líquidos, baixos em calorias e ideais para o controle de peso.

Embora faltem evidências científicas, os aspargos costumam ser considerados benéficos no combate à celulite porque seu conteúdo de folato ajuda a estabilizar as mudanças de humor e os níveis de estresse, o que afeta indiretamente o armazenamento de gordura no corpo. Vegetais folhosos, como espinafre ou couve, contêm um oxidante chamado luteína . Há evidências de que esta substância pode aumentar a hidratação e elasticidade da pele, ajudando assim a eliminar a celulite, aumentando assim a saúde da pele.

Uma dieta rica em proteínas magras pode trazer uma sensação de saciedade, reduzindo assim a ingestão de calorias. Por sua vez, isso leva à formação de menos células de gordura na área do problema, reduzindo assim o aparecimento de celulite. Uma dieta rica em proteínas também ajuda a construir músculos, o que pode tornar a área afetada mais tonificada.

Boas fontes são peixes e frutos do mar, nozes, carnes magras com gordura visível removida e frango sem pele.

Vegetais de proteína também ajudam a eliminar a celulite porque ajudam a construir músculos em vez de gordura e ajudam a fortalecer as células existentes. Boas fontes incluem vegetais, feijão e ervilha, quinua e trigo.

A cúrcuma ou cúrcuma pode estimular a circulação e reduzir a retenção de líquidos, além de ser um poderoso antioxidante. Coloque um pouco em um saleiro para temperar a salada. É ideal para consumir 1 a 2 colheres de chá por dia.

O silício é um mineral importante para a produção de colágeno, que está intimamente relacionado à firmeza e elasticidade da pele. Aveia, cevada, rabanete, salsa, avelã, feijão, centeio, banana e alho são todos ricos em silício.

Alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 e 6 ajudam a reduzir o aparecimento de celulite. Esses elementos também podem ser obtidos por meio da alimentação. Acredita-se que esses tipos de gordura melhoram a saúde dos vasos sanguíneos, melhorando assim a circulação sanguínea e podem ajudar a prevenir a celulite. Boas fontes de ômega-3 incluem salmão, sardinha, colza, óleo e nozes. Os ácidos graxos ômega-6 são encontrados em alimentos como manteiga de açafrão e óleo de girassol, bem como soja.

As gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas são boas para a saúde da pele. Ao comer alimentos que contenham grandes quantidades dessas gorduras, a saúde da pele pode ser melhorada e o aparecimento de celulite pode ser reduzido. Boas fontes de gorduras mono e poliinsaturadas incluem nozes e sementes, óleos vegetais como abacate, óleo de colza ou azeitonas e peixe.

Os produtos de trigo integral são uma fonte valiosa de vitaminas, minerais e fibra alimentar. Para as pessoas que desejam evitar a celulite, uma dieta rica em fibras é boa para controlar o peso e também pode promover uma pele saudável, pois as sementes contêm gorduras saudáveis. Para aumentar a ingestão de alimentos integrais, escolha diferentes tipos de pães e grãos integrais, arroz e massa de grãos inteiros, e experimente alimentos como quinua e cevada.

Manter a umidade adequada é essencial para a saúde da pele. As células de gordura aparecem mais proeminentes sob a pele insalubre e desidratada, portanto, beber água é essencial para melhorar a aparência da área afetada. A água pode nutrir as células, ajudar o corpo a eliminar toxinas e desinflar os gases. A orientação é beber em média 2 litros por dia, sempre entre as refeições (até 15 minutos antes do café da manhã, almoço e jantar, e duas horas depois). Coma mais alimentos com alto teor de água, como melão, uva, tomate, vegetais folhosos e pepino, que não só fornecem água extra, mas também contêm nutrientes valiosos e são baixos em calorias, o que ajuda a reduzir a formação de gordura.

O chá também pode hidratar a pele. Infusões de ervas como Centella asiatica, rabo de cavalo, dente de leão e hibisco são importantes para a retenção de anticorpos, reduzindo a inflamação celular e estimulando a circulação. Além da água, beba 1 litro ao longo do dia.

Por: Débora Alba – CRN 13757 – Nutricionista Clinica e Esportiva

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :