Antioxidantes naturais: minerais e vitaminas que protegem sua saúde

/

 

Você sabe o que são antioxidantes e quais alimentos os contêm? Conversamos sobre seus benefícios para a saúde e por que é recomendável incluí-los em uma dieta saudável e balanceada. Eles são encontrados principalmente em frutas e vegetais, mas também em alimentos como cacau, vinho e chá. escreva!

Os antioxidantes são vitaminas, minerais e outras substâncias que podem combater os danos dos radicais livres formados pela oxidação no corpo. Ou seja, expor as células ao oxigênio. Alguns cientistas afirmam que os efeitos da oxidação e dos radicais livres podem causar envelhecimento celular e aumentar o risco de certas doenças, como câncer, diabetes ou problemas cardiovasculares.

Portanto, se você tomar muitos antioxidantes, poderá evitar essas doenças ou envelhecer? A resposta é clara: suplementar com produtos ricos em antioxidantes não é uma solução, porque o excesso de certas vitaminas e minerais, como selênio ou vitamina E, pode afetar adversamente a saúde e aumentar ainda mais o risco de certos tipos de câncer

Os nutricionistas recomendam adicionar antioxidantes naturais, que são encontrados principalmente em frutas e vegetais, a uma dieta saudável e diversificada, porque seus efeitos protetores são indiscutíveis.

Nos últimos anos, os antioxidantes se tornaram populares devido à sua eficácia na prevenção do envelhecimento celular e no combate ao câncer e outras doenças. No entanto, estudos recentes começaram a questionar suas propriedades, e alguns especialistas afirmam que nem todos os processos de oxidação que ocorrem no corpo são prejudiciais.

Vitaminas e minerais poderosos!

As vitaminas e os minerais são micronutrientes naturais necessários ao funcionamento normal do organismo e à formação de muitos tecidos, devendo ser fornecidos através de uma alimentação equilibrada, rica em frutas e vegetais.

Devido aos seus efeitos antioxidantes, muitos desses nutrientes estão relacionados à prevenção de doenças cardiovasculares ou câncer. No caso da vitamina C, vitamina A e beta-caroteno ou vitamina E. Lembre-se de que o grande acúmulo de vitaminas A e E se acumulará no corpo e causará toxicidade. Descubra os benefícios das vitaminas nos seguintes artigos:

Alguns alimentos ricos em vitamina A são pimentão, cenoura, brócolis, beterraba, espinafre, laranja ou manga. Por outro lado, produtos como ovos, nozes, nozes, amêndoas ou avelãs, grãos inteiros e óleos vegetais contêm vitamina E. A vitamina C sempre esteve relacionada ao consumo de laranja, mas não é o nutriente de maior teor. Na lista, temos pimentas, brócolis, kiwi, etc.

Quanto aos minerais, são o magnésio, o zinco, o selênio e o cobre que possuem capacidade antioxidante. Você pode encontrar muito magnésio em grãos inteiros ou frutas secas; cobre em vegetais, cogumelos, nozes, peixes e crustáceos e vísceras; o selênio é encontrado em mariscos, laticínios, alho, aspargos ou cebolas e, finalmente, ostras e mariscos Peixes, sardinhas, aveia, arroz e salsa são ricos em zinco, nozes e vegetais.

Benefícios dos polifenóis

Os polifenóis são compostos naturais encontrados em frutas e vegetais ou outros alimentos, como chá preto, café, chocolate, cerveja ou vinho. Essas substâncias são corroboradas por um grande número de estudos e auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, fato que está intimamente relacionado às suas propriedades antioxidantes. Porém, seu consumo deve ser moderado.

Os polifenóis, incluindo flavonóides e isoflavonas, têm propriedades antiinflamatórias, antitrombóticas e vasodilatadoras e podem ajudar a prevenir a arteriosclerose. Os alimentos ricos nessas substâncias são o chá, o vinho ou o cacau, portanto, se você é um fã de chocolate, tem uma desculpa perfeita para se dar ao luxo de vez em quando.

Além desses produtos geralmente não recomendados e não muito conhecidos, existem frutas e vegetais ricos em polifenóis, como romãs, maçãs, vegetais roxos como berinjela ou beterraba, mirtilos, amoras, uvas, morangos, tomates, pimentões ou lentilhas , etc.

Antioxidantes em cosméticos

Os antioxidantes não estão apenas presentes nos alimentos, também podemos nos beneficiar de suas propriedades por meio de uma alimentação saudável; os cosméticos que usamos no dia a dia contêm cada vez mais antioxidantes, que podem combater os radicais livres e melhorar a aparência da nossa pele. Previne os sinais de envelhecimento.

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :