Antioxidantes naturais: minerais e vitaminas que protegem sua saúde

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Você sabe o que são antioxidantes e quais alimentos os contêm? Conversamos sobre seus benefícios para a saúde e por que é recomendável incluí-los em uma dieta saudável e balanceada. Eles são encontrados principalmente em frutas e vegetais, mas também em alimentos como cacau, vinho e chá. escreva!

Os antioxidantes são vitaminas, minerais e outras substâncias que podem combater os danos dos radicais livres formados pela oxidação no corpo. Ou seja, expor as células ao oxigênio. Alguns cientistas afirmam que os efeitos da oxidação e dos radicais livres podem causar envelhecimento celular e aumentar o risco de certas doenças, como câncer, diabetes ou problemas cardiovasculares.

Portanto, se você tomar muitos antioxidantes, poderá evitar essas doenças ou envelhecer?

A resposta é clara: suplementar com produtos ricos em antioxidantes não é uma solução, porque o excesso de certas vitaminas e minerais, como selênio ou vitamina E, pode afetar adversamente a saúde e aumentar ainda mais o risco de certos tipos de câncer

As vitaminas e os minerais são micronutrientes naturais necessários ao funcionamento normal do organismo e à formação de muitos tecidos, devendo ser fornecidos através de uma alimentação equilibrada, rica em frutas e vegetais.

Devido aos seus efeitos antioxidantes, muitos desses nutrientes estão relacionados à prevenção de doenças cardiovasculares ou câncer. No caso da vitamina C, vitamina A e beta-caroteno ou vitamina E. Lembre-se de que o grande acúmulo de vitaminas A e E se acumulará no corpo e causará toxicidade.

Descubra os benefícios das vitaminas nos seguintes artigos:

Alguns alimentos ricos em vitamina A são pimentão, cenoura, brócolis, beterraba, espinafre, laranja ou manga. Por outro lado, produtos como ovos, nozes, nozes, amêndoas ou avelãs, grãos inteiros e óleos vegetais contêm vitamina E. A vitamina C sempre esteve relacionada ao consumo de laranja, mas não é o melhor conteúdo alimentar que contém esse nutriente. Existem pimentas, brócolis e kiwi na lista.

Quanto aos minerais, são o magnésio, o zinco, o selênio e o cobre que possuem capacidade antioxidante. Você pode encontrar muito magnésio em grãos inteiros ou frutas secas; cobre em vegetais, cogumelos, nozes, peixes e crustáceos e vísceras; o selênio é encontrado em mariscos, laticínios, alho, aspargos ou cebolas e, finalmente, ostras e mariscos Peixes, sardinhas, aveia, arroz e salsa são ricos em zinco, nozes e vegetais.

Benefícios dos polifenóis

Os antioxidantes não estão presentes apenas nos alimentos e podemos beneficiar de suas propriedades através de uma alimentação saudável; os cosméticos que usamos em nossa rotina diária contêm cada vez mais antioxidantes, capazes de combater os radicais livres e dar uma aparência melhor à nossa pele, impedindo o aparecimento dos sinais de envelhecimento.

 

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