As dietas especiais são aquelas destinadas a pessoas com restrições alimentares, sejam estas devidas a uma patologia por opção. Atuam a partir de mudanças na dieta, como diminuir o valor energético, excluir certos alimentos, ajustar a proporção e o equilíbrio de proteínas, gorduras e carboidratos. As razões para adotar uma dieta especial são muitas, além de doenças: uma vida mais saudável ou mesmo para quem pretende fazer dela uma ferramenta para causas maiores, como o meio ambiente e os animais.
Essas mudanças alimentares acabam sendo essenciais para melhorar a saúde de muitas pessoas, tanto físicas quanto mentais. Ômega 3, vitamina B, ferro, magnésio, aminoácidos, entre outros são alguns dos nutrientes reconstituídos que podem auxiliar no tratamento de distúrbios.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS ESQUEMAS ESPECIAIS E O QUE ENVOLVE CADA UM?
DIETA LIVRE DE GLÚTEN
O glúten é a proteína encontrada em grãos como trigo, cevada e centeio. O principal benefício da redução do glúten é a exclusão de alimentos processados e de alto teor calórico da dieta. Além disso, para pessoas com doença celíaca intolerante ao glúten – o desmame do glúten na vida diária contribui para a ausência de sintomas.
DIETA SEM LACTOSE
A lactose é o açúcar contido no leite animal e seus derivados, como iogurte e cream cheese. Pessoas intolerantes à lactose tendem a usar produtos sem lactose ou leites vegetais.
DIETA SEM LEITE
Ao contrário da dieta sem lactose, a dieta sem lactose envolve a retirada de leite diariamente, seja devido a uma intolerância, uma alergia ou animal.
DIETA SEM AÇÚCAR
Reduzir ou remover o açúcar de sua dieta não é apenas para pessoas com diabetes , mas para aqueles que optam por um estilo de vida mais saudável . Além da retirada de açúcar de redução de colesterol e triglicerídeos, o açúcar pode ser tão alto que o consumo em grandes quantidades reduz a capacidade de absorver vitaminas e minerais. Então, quanto menos sua dieta contém açúcar, mais nutrientes você irá absorver.
DIETA VEGETARIANA
A dieta vegetariana envolve mais do que sua própria saúde , também os animais e o meio ambiente. A dieta vegetariana faz a escolha de não consumir, o que gera consumo excessivo de água, além do desmatamento de terras para pecuária.