Pular para o conteúdo

As pessoas que sofrem de artrite devem mudar sua diet

    Resumo de notícias

    Não existe uma dieta específica para a doença, mas alguns alimentos podem controlar a inflamação e ajudar, embora não sejam tratados isoladamente.

    Pacientes com artrite devem prestar atenção ao peso e a uma dieta balanceada

    Alimentos como azeite, gengibre, cebola e alho são recomendados; açúcar, sal e carne vermelha devem ser consumidos com moderação

    Ser diagnosticado com uma doença crônica pode ser muito assustador, mas com o tempo, a pessoa aprenderá a lidar com esses sintomas e a mudar hábitos, se necessário. É o caso das pessoas com artrite, um problema de saúde que causa inflamação das articulações.

    Segundo Levi Giles Neto, reumatologista do Hospital San Camilo, comer qualquer coisa sozinho não vai combater a doença. No entanto, alguns são fontes de antioxidantes e regulam o processo inflamatório sistêmico.

    “Alguns estimulam a inflamação, enquanto outros podem prevenir problemas”, disse ele.

    Pessoas que sofrem de artrite precisam fazer acompanhamento com diversos profissionais, como nutricionistas e reumatologistas, para o tratamento adequado e sempre manter uma alimentação balanceada. “Para evitar erros, o ideal é reeducar a nutrição e investir sempre em frutas, verduras e legumes para enriquecer sua alimentação com fibras”, explica Emily dos Santos, nutricionista da rede de clínicas em colaboração com Amor Saúde. Cartão de TODOS por João. Pessoas (PB).

    O peso deve ser controlado

    Além de escolher alimentos saudáveis ​​com propriedades antiinflamatórias, os pacientes com artrite também precisam prestar atenção ao peso. Isso é enfatizado por um estudo realizado por Cole.

    Academia Americana de Reumatologia: A obesidade prejudica ainda mais os pacientes com artrite reumatóide ao restringir os exercícios …

    Além disso, segundo Fábio Trujilho, endocrinologista e diretor da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo), a obesidade é uma das causas da artrite porque provoca inflamação no organismo. Portanto, uma dieta balanceada é essencial. “O excesso de peso aumenta o risco de artrite reumatóide. A obesidade também pode agravar a osteoartrite por sobrecarga nas articulações”, acrescentou.

    Vale ressaltar que existem vários tipos de artrite, mas as mais comuns são a reumatóide (doença autoimune) e a osteoartrite, esta última pode levar à degradação da cartilagem articular.