Benefícios ocultos da atividade física

/

A psicóloga Luciana Ferreira Ângelo acrescentou que além de uma boa saúde, essa atividade também pode promover uma sensação de bem-estar e relaxamento, o que faz bem para o coração.

“Um dos benefícios psiconeurológicos da atividade física é a neuroplasticidade, que é uma característica do sistema nervoso central que promove mudanças e adaptações do sistema com base na experiência e nas necessidades. Quando nos exercitamos, essa área será estimulada”, São Paulo Instituto Sedes Sapientiae Sports Disse a coordenadora de Aperfeiçoamento de Psicologia e Curso Profissional Luciana.

O exercício também está associado a níveis aumentados de fatores relacionados ao desenvolvimento e manutenção dos neurônios. O exercício físico ajuda a liberar neurotrofina (BDNF), que é uma proteína importante para a manutenção e sobrevivência dos neurônios.

“Essa atividade também melhora as habilidades cognitivas. Pesquisas apontam os benefícios da memória, concentração e concentração. Além de relatos de melhora no desempenho acadêmico e redução do risco de demência”, acrescentou.

Os especialistas afirmam que os benefícios incluem também o aumento dos níveis de neurotransmissores, como a serotonina, que ajuda a regular o humor, o apetite e o sono, e também está relacionada à sensação de relaxamento.

A atividade física também pode melhorar as relações sociais, a auto-estima, a autoconfiança e a regulação emocional. Principalmente aqueles que podem ser praticados em grupos.

“O exercício físico pode proporcionar diferentes alterações estruturais e funcionais ao cérebro. É um tratamento não farmacológico para transtornos mentais relacionados à melhoria das relações sociais e um fator importante na melhoria da qualidade de vida”, disse Luciana Ferreira.

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :