Pular para o conteúdo

Conheça algumas vantagens de fazer exercícios no frio

    Não tem jeito! Cai a temperatura e o pique de fazer atividades físicas vai lá embaixo. E se você é do time que ainda não começou a praticar exercícios físicos, uma dica valiosa é que essa pode ser a melhor hora de colocar em prática o projeto de manter seu corpo em dia.

    O corpo queima mais calorias no frio

    No frio, aumenta mais a vontade de comer aquelas comidas mais calóricas, porque o metabolismo está mais rápido. No frio ocorre a perda de temperatura corporal. Nosso corpo é praticamente obrigado a aumentar o metabolismo para que as células consumam mais energia e as transformem em calor para nos manter aquecidos. Se você começa a treinar no frio você usa essa vantagem do gasto calórico extra ao seu favor para reduzir gordura.

    Reforça seu sistema imunológico

    Um estudo publicado pela Universidade de Essex (Reino Unido) afirma que quando quando ficamos expostos ao frio praticando atividade física, os efeitos dos exercícios aumentam o número de leucócitos e granulócitos, responsáveis pelo funcionamento do sistema imunológico. Mas, ao  fazer seu treino em casa, ou em um local fechado, você consegue fugir do frio e se beneficiar tomando as precauções que a baixa temperatura exige.

    Melhora seu rendimento físico

    Fugir do frio fazendo exercícios físicos ajuda a melhorar o rendimento do seu dia. A capacidade cardíaca fica elevada e acontece um aumento dos litros de sangue e de ar por minuto. Outro benefício é o crescimento das células musculares.

    Melhora a qualidade do seu sono

    De acordo com um estudo publicado pela Mental Health and Physical Activity, pessoas que praticam pelo menos 150 minutos de exercícios por semana tendem a dormir melhor e ficar mais alertas durante o dia. Apesar de bastante benéfico para o sono, uma dica é evitar os exercícios físicos duas horas antes de dormir.

    Afasta a depressão

    Durante a prática da atividade física liberamos substâncias químicas do cérebro, neurotransmissores, endocanabinóides e endorfinas, que ajudam a liberar aquela sensação de bem-estar. Então, fugir do frio fazendo exercícios é uma ótima opção para afastar a depressão.

    DICAS PARA FUGIR DO FRIO FAZENDO EXERCÍCIOS

    Aposte na variedade de modalidades

    Para se manter motivado e continuar firme com os treinos no frio, uma boa dica é apostar em uma aula divertida de aerohiit em um dia, focar em abdominais no outro e yoga em um terceiro dia, por exemplo. Assim você fica em forma, foge do frio e queima calorias!

    Respire pelo nariz

    No frio, com as baixas temperaturas, respirar pela boca pode levar a uma propensão maior de doenças respiratórias. Então, na hora de se exercitar respire pelo nariz!