Dossiê vitamina D: carência, suplementação e benefícios

/

 

A vitamina D está relacionada principalmente à absorção de cálcio pelo nosso corpo e à formação normal dos ossos, mas na verdade não é uma vitamina, mas um pró-hormônio. Quando é convertida, se transforma em calcitriol, um hormônio muito poderoso.

Vitamina D: Você sabe por que precisa dela?

A deficiência de vitamina D que ocorreu nos últimos anos é a principal razão pela qual começamos a nos preocupar. O uso diário de protetor solar e a pouca exposição ao sol são comuns na vida urbana. Estes são alguns dos fatores que levam à redução das reservas de vitamina D e ao aumento dos problemas de saúde.

Por que ela desapareceu em um país tropical?

A síntese da vitamina D ocorre principalmente quando estamos expostos à luz solar e aos seus raios UVB, fonte responsável por 90% das moléculas produzidas.

A vitamina D não será um problema em nossas latitudes, porque o sol e seus raios transmitem uma atmosfera elegante durante todo o ano.

Mesmo assim, esse problema é cada vez mais recorrente, e muitas pessoas aqui sofrem de deficiência de vitamina D. a razão? O trabalho diário de dirigir de casa para o trabalho quase não tem janelas expostas ao sol, o que torna a produção diária de vitamina D quase nula. Um fator agravante é o uso de filtros solares que bloqueiam com precisão os raios UVB.

A importância da vitamina D

A vitamina D pode prevenir o raquitismo (crianças) ou osteomalácia (adultos) e raquitismo. Isso pode causar deformidades, retardo de crescimento, fraturas e dores musculares e ósseas. Além disso, segundo os endocrinologistas, o câncer de cólon é uma das possíveis doenças que os altos níveis de vitamina D também podem prevenir.

O que a vitamina D faz por você

▸ Promover a absorção de cálcio e fósforo no organismo;
▸Ajude a crescer
▸Fortalece ossos e dentes para torná-los mais saudáveis;
▸ Aumentar a força muscular;
▸Melhorar o equilíbrio
▸ Ajuda a perder peso

Existem sinais de que a vitamina D ainda pode ter um efeito importante na produção de insulina do pâncreas, o que pode ser benéfico para pacientes diabéticos e não diabéticos. No entanto, essa relação entre os humanos ainda precisa ser melhor estabelecida. Em qualquer caso, independentemente de o indivíduo ter diabetes ou não, o defeito precisa ser corrigido para tratamento.

 

Alimentos que são fontes de vitamina D

A vitamina D também pode ser encontrada nos alimentos, embora poucas fontes contenham grandes quantidades dessa molécula. Por esta razão, a exposição ao sol por aproximadamente 15 a 20 minutos por dia não deve ser descartada – até depois das 10h ou após as 16h – alimentos ou suplementos não devem ser excluídos porque podem ser perigosos sem orientação médica.

Alguns alimentos ricos em vitamina D são peixes e frutos do mar, especialmente alimentos oleosos como o salmão. Escreva mais alimentos ricos em vitamina D e inclua-os em sua dieta:

▸ Óleo de fígado de bacalhau – possui maior concentração de vitamina D
▸ Atum
▸ Sardinhas em óleo
▸ Leite, iogurte e queijos
▸ Carne ou fígado de vitela
▸ Gema de ovo
▸ Alguns cereais e iogurtes artificialmente enriquecidos

Vitamina D e suplementos: quem precisa de suplementos?

Primeiro, você precisa ser avaliado por um médico para diagnosticar se você tem vitamina D em seu corpo.

Se suas atividades diárias dificultam o banho de sol diário e você não sai sem um filtro solar de alta proteção, é melhor consultar seu médico sobre seu nível de vitamina D para que possa recomendar suplementos.

As pessoas em risco de deficiência de vitamina D são:

▸ idoso
▸ Pessoas de pele escura
▸ Doença crônica, acamada, abrigada
▸ Pessoas proibidas de tomar sol por motivos médicos (câncer de pele, lúpus, etc.);
▸ Quem usa anticonvulsivantes
▸ Pessoas com doenças intestinais,
▸ Quem fez cirurgia bariátrica.

Mulheres na menopausa têm um risco aumentado de osteoporose, por isso também é adequado tomar vitamina D na forma de gotas ou cápsulas.

Antes de tomar qualquer medicação ou iniciar a suplementação de vitamina D, procure a orientação de um médico e realize exames laboratoriais.

Fonte: taofemino.com.br

 

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :