Manual da Dieta. Tudo que você precisa saber antes de começar!

/

Antes de começar qualquer dieta tem algumas coisinhas que a maioria das pessoas não leva em consideração, e deveriam. Uma dieta não é uma coisa simples, é uma mudança de hábitos, uma mudança alimentar, uma mudança que mexe com seu corpo, com seu metabolismo e com a sua saúde. Você já parou pra pensar nisso? Então, pense!

Além do site, temos um grupo no facebook, e todos os dias, muitas pessoas surgem cheias de dúvidas, e são pessoas que tem dúvidas já no meio da dieta, o que não deveria acontecer. Se você começa uma dieta, o ideal é que você saiba tudo sobre ela.  Claro que dúvidas simples surgem, como esquecer a quantidade de alimentos que se pode comer, ou não saber de cabeça o número de pontos de certo alimento, afinal de contas, não somos uma tabela ambulante. Mas conhecer a dieta que você vai fazer é obrigatório e fundamental. Então seja organizado e interessado pelo assunto. Desinformação e emagrecimento são coisas que não combinam.

O que eu devo saber antes de pensar em emagrecer?

Antes de mais nada, consulte um médico. Você deve fazer um check up antes de começar qualquer dieta, é sempre bom saber como anda sua saúde, e o médico deve autorizar a dieta que você vai fazer.

Nunca comece uma dieta por conta própria, nem mude a dieta que um médico te recomendou, ele sabe o que é melhor para você.

Nada de mentir para o médico, para si mesmo, ou para as pessoas que você consulta sobre a dieta. Se você está amamentando isso tem que ser dito, se teve um filho a pouco tempo, se você tem algum problema de saúde, mesmo que não relacione ele a dieta.  Acredite, a mudança de alimentação pode agravar quadros simples, de alergias, doenças ou para quem esta debilitado ou amamentando.

Se você ainda amamenta, ou teve um bebê a pouco tempo (mesmo que não amamente ele mais) o médico deve saber, afinal de contas seu corpo esta se recuperando de uma gestação de 9 meses, que exigiu muito de você. É hora de pensar em se recuperar e ter saúde plena para cuidar do seu nenem.

Se informe, se informe muito. Nada de começar uma dieta com dicas que uma amiga te passou, leia sobre a dieta, veja o que ela te permite comer, e as quantidades que você vai poder comer. Vai ser fácil seguir essa dieta? Ela te permite comer coisas que você não fica sem, como arroz e feijão? Você vai conseguir levar a dieta adiante até perder todo o peso que precisa? E depois que perder peso? Vai conseguir manter sua nova rotina de vida? São perguntas essenciais, que podem evitar que você se fruste ao seguir uma dieta que não vai conseguir levar adiante.

A dieta ideal não é a dieta da moda, nem a dieta que sua amiga está fazendo, ou a dieta que alguma famosa faz. Emagrecer exige mudança de hábitos, e não pressa. Perder peso não é uma corrida, é uma mudança de vida, e mudanças requerem tempo, energia e paciência. Lembre-se, todo mundo tem gostos pessoais, rotinas diferentes, vidas diferentes, o que serve pra alguns, não serve para todo mundo.

Nada de ansiedade por resultados. Sim, eu sei, queremos mudar, e queremos isso logo, também sei que deixar de comer coisas que gostamos não é muito fácil, e que todo mundo quer resultados rápidos. Mas você também sabe muito bem que perder peso com saúde requer tempo, assim como você demorou para ganhar peso, perder leva um tempo. Então, tenha calma, pense que os resultados virão, a ansiedade nessas horas só atrapalha. Se distraia, não faça da sua vida uma busca incessante pela perda de peso, tenha leveza para encarar o dia a dia que os resultados vão aparecer.

Se você começa pensando que vai tentar, pra ver se dá certo, você começou errado. A mudança deve vir de você, por isso é importante conhecer bem a dieta que você vai fazer, para ter certeza de que vai conseguir seguir. Comece já com a certeza de que vai conseguir levar adiante, emagrecer não é um castigo, é um empenho, uma nova rotina, assim como começar um trabalho novo do zero. É uma mudança que vai exigir um empenho no começo, mas que depois vai fazer parte da sua rotina e deixará de ser um esforço para ser seu novo estilo de vida. Pensamento positivo e empenho. Nada de “tentar” ou “ver no que dá, você vai COMEÇAR uma nova vida.

Como anda seu psicológico? Você quer perder peso para melhorar a saúde, a aparência? Porque sua família quer que você perca peso? O que te fez querer perder peso? A mudança tem que partir de você, enquanto você não tiver interesse nessa mudança, ela vai ser um fardo pra você, e pensar dessa forma só atrapalha. Tenha em mente que emagrecer vai te deixar mais saudável, e mais disposto fisicamente, mas não vai resolver os seus problemas internos, então, antes de começar uma dieta, pense em tudo que te incomoda e tente mudar isso, acredite, resolver os problemas que te causam ansiedade, ou que atrapalham o seu dia a dia é algo fundamental para te ajudar a encarar a dieta com mais facilidade.

Você não precisa fazer do seu emagrecimento um segredo. Fazer dieta não é vergonha para ninguém, muito pelo contrário, correr atrás de uma vida saudável exige muita coragem e empenho. Se você costuma sair para comer com os amigos e com a família, é importante que você diga as pessoas que está mudando sua forma de se alimentar, assim,  ninguém vai te oferecer comidas que você não pode comer, e todos podem ser solidários, escolhendo um restaurante que tenha opções favoráveis a você, ou cozinhando coisas que você pode comer quando frequentar a casa dessas pessoas.

O incentivo das pessoas que amamos é importante, mas você não deve se apoiar somente nisso. A vontade de emagrecer é só sua, e a mudança deve partir de você. Se as pessoas ao seu redor não se mostrarem tão favoráveis ou solidárias ao seu novo estilo de vida, não desanime, nem todo mundo consegue ser positivo, e você não vai desistir por causa disso, certo? Se você não mudar, ninguém vai fazer isso por você, seja seu incentivo, seja o líder e o torcedor da sua própria vida. Você pode, você consegue.

É claro que nem sempre a opinião das pessoas é importante, porém, tenha bom senso. Nada de seguir somente o que você acha certo, leia, se informe, consulte um médico, busque fontes confiáveis sobre a dieta que você escolheu e veja se não vai começar do jeito errado. Saber que nem sempre estamos certo é um ponto importante na evolução.

Remédios: Tô fora! A menos que você realmente precise de medicamentos, que foram recomendados por um médico após fazer exames. Saúde em primeiro lugar! Mudar a alimentação e fazer exercícios são o suficiente para emagrecer. Os remédios funcionam enquanto você está fazendo uso deles, mas e quando você parar? Vai conseguir controlar seu apetite? Seu metabolismo vai continuar o mesmo, ou vai voltar a ser como antes? Se você reeducar sua alimentação e passar a ser mais ativo, vai carregar isso com você durante toda a vida, vai deixar de ser uma obrigação e se tornar um hábito fácil e prazeroso de seguir. Tenha em mente que independente da dieta ou reeducação alimentar que você fizer, após perder peso, se você voltar a rotina que tinha antes, você vai ganhar peso. Perder peso não é apenas uma fase, é uma mudança de vida que exige manutenção para sempre. Por isso sempre falo, não encare como uma dieta, ou um sacrifício, encare como uma mudança de vida.

Posso substituir refeições por shakes até perder todo o peso que quero? Poder, você pode, mas após emagrecer, você vai voltar a comer normalmente, e aí o que vai acontecer? Isso mesmo, você vai recuperar seu peso antigo de volta, então, mude sua alimentação de forma saudável, e você manterá o peso que conquistar.

Chás e suplementos são apenas complementos. Chás parecem inofensivos, mas podem causar efeitos ruins a sua saúde se usados a longo prazo ou em grandes quantidades. Se informe bem antes de usar qualquer chá ou suplemento, eles podem aumentar ou reduzir sua pressão arterial, causar problemas cardíacos, de estômago e muitas outras coisas. Lembre-se, não é porque é natural que pode ser usado indiscriminadamente.

Se você leu tudo até aqui, você deve ter percebido o tanto de vezes que menciono o quanto mudar sua alimentação é importante, na verdade é  resposta para a pergunta: O que faço para perder peso? É a parte fundamental de todo o processo de emagrecimento. Exercícios também são. Então para mudar você tem que se mexer. Se você não pode pagar academia, ou não tem tempo, use sua rotina a seu favor, desça do ônibus um ponto antes e ande mais, se você mora em prédio, desça e suba uns andares de escada. Use os fins de semana para andar em parques, faça passeios ao ar livre.

Emagrecer não requer investimentos financeiros, nem ter que gastar a mais com nada. Você pode continuar se alimentando normalmente e só reduzir as porções, isso na verdade, vai te fazer gastar menos com comida, e como já escrevi acima, se exercitar não requer matrícula em academias caras ou gastos com personal trainer, deixar seu dia a dia mais agitado já ajuda a perder peso.

Espero que essas dicas te incentive a pesquisar mais, ler mais, se interessar mais por essa mudança na sua vida, e também a enxergar que perder peso não é um bicho de sete cabeças, mas exige cuidados e dedicação.

Deixo aqui meu desejo de boa sorte a todos que se animaram a mudar de vida a partir desse texto. Sejam firmes e sejam vitoriosos!

 

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :