Menos calorias, mais comida: o papel da alimentação volumétrica na prática

/

Os nutricionistas da ABRAN explicam que nessa dieta os alimentos são divididos de acordo com sua densidade: muito baixa, baixa, média e alta.

densidade muito baixa

Esses alimentos fornecem menos de 0,6 calorias por grama. Portanto, a maioria das frutas e vegetais se enquadra nessa categoria, especialmente aqueles com baixo teor de carboidratos, caldos de vegetais e leite desnatado. No entanto, de acordo com os criadores do Volume Diet, o consumo desses itens é gratuito.

densidade baixa

São alimentos com entre 0,6 e 1,5 calorias por grama. Estes incluem grãos cozidos, leguminosas (ervilhas, feijões e grão de bico), batatas cozidas com casca, peixes e carnes magras, arroz integral, uvas, iogurte desnatado e cereais matinais integrais sem açúcar com leite desnatado. No entanto, a recomendação é consumir mais desse grupo.

densidade média

Este grupo inclui alimentos com 1,5 a 4 calorias por grama. A lista inclui carnes, queijos, ovos cozidos, pão integral, presunto magro, damascos secos, molhos para saladas e sobremesas de frutas. O ideal é consumir esses itens com moderação.

alta densidade

O grupo final de alimentos incluiu alimentos com 4 a 9 calorias por grama. Como são os mais calóricos, devem ser consumidos com moderação. Esses itens geralmente são chocolate, batatas fritas, biscoitos, salgadinhos, nozes, manteiga, óleo, bacon e alimentos com alto teor de gordura.
Como calcular a densidade de energia dos alimentos para uma dieta volumétrica
O cálculo para descobrir o valor da densidade energética de um alimento é fácil. Primeiro, você precisa saber o tamanho da porção em gramas – o número indicado no rótulo do produto. Além disso, na mesma embalagem, procure a quantidade de calorias na mesma porção. Depois, basta dividir as calorias pelo peso em gramas.

Assim, se um produto tem 100 calorias na porção de 100 gramas, sua densidade energética será 1, o que faz dele um alimento com densidade muito baixa.

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :