Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Musculação para idosos: benefícios, cuidados e exercícios


Anúncios

Uma visão passo a passo de oito programas de exercícios de ginástica feitos sob medida para idosos que buscam um envelhecimento saudável

O fisiculturismo não funciona para o idoso, certo? Incorreta! Embora existam muitas especulações sobre musculação para idosos, este é um mito destrutivo. Afinal, a musculação para ganho de força e hipertrofia muscular é valorizada por jovens que buscam beleza e qualidade de vida, sendo fundamental na busca por um envelhecimento saudável. No entanto, no processo, alguns dos problemas mais comuns dos idosos podem aparecer, dificultando a implementação do treinamento diário de força, como o acúmulo de doenças ao longo da vida, o aumento do risco de lesões e a falta de adesão ao plano de treinamento . Além disso, as limitações trazidas pela pandemia ainda mantêm os idosos afastados da prática regular de exercícios.

-Além de ajudar a manter a independência funcional, a musculação nessa situação também está relacionada a um conceito que vem sendo debatido na comunidade científica: a compressão da morbidade. Quando falamos em longevidade, não é apenas longevidade, precisamos de longevidade de qualidade! Ou seja, não há morbidade (doença, deficiência). Desta forma, através da atividade física “comprimindo a doença”, vamos atingir o limite de idade e aproveitar a vida ao máximo. Portanto, o ditado popular “esporte é medicina” ou “esporte é medicina” em inglês deve ser seguido ainda na era mais recente, como um valioso investimento em saúde, apontado pelos gerontologistas.

Benefícios da musculação na terceira idade
Aumento da longevidade;
Manutenção da autonomia e independência funcional;
Perda de peso;
Melhora do condicionamento físico;
Bem-estar e melhora da autoestima;
Melhora do equilíbrio, reduzindo quedas;
Combate à sarcopenia, perda muscular associada ao envelhecimento;
Prevenção e tratamento de doenças musculoesqueléticas (tendinites, tendinoses, artrites, artroses); ósseas (osteopenia, osteoporose); metabólicas (diabetes, hipercolesterolemia); cardiovasculares (hipertensão arterial); respiratórias (asma, bronquite); mentais (alzheimer); do sistema nervoso central (parkinson); entre outras;
Melhora do sistema imunológico;
Alívio das dores;
Maior oportunidade de socialização

Idosos que realizam musculação podem não só aumentar os músculos, mas também fortalecer ligamentos, tendões e articulações por todo o corpo, proporcionando mais estabilidade e melhor controle dos movimentos corporais, e ajudando a reduzir as dores nas articulações. Na prática, as tarefas diárias podem ser realizadas com mais confiança e segurança, garantindo assim mais independência ao idoso. Além disso, o grau de socialização das pessoas nessa faixa etária ainda aumentou, e às vezes elas se tornam mais isoladas ou solitárias nesta fase da vida. Ou seja, o exercício físico vai muito além da melhoria estética, é uma excelente opção para manter a saúde na velhice.

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pedro Muzy

Pedro Muzy

Especialista em alimentação saúdavel. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre alimentação e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com sua saúde.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓​