O que comer de acordo com o ciclo menstrual

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Os alimentos desempenham um papel fundamental no combate aos diferentes desequilíbrios hormonais que ocorrem durante o ciclo.

Compreender o ciclo menstrual é importante para sentir-se bem, menstruar sem dor e em ciclos regulares. Além disso, a comida também desempenha um papel fundamental em ajudar a controlar as enormes mudanças hormonais que ocorrem em diferentes estágios.

No entanto, cerca de 70% das mulheres não consideravam a alimentação antes, depois das regras ou mesmo durante os dias de sangramento. Portanto, compreender as várias fases do ciclo menstrual e os alimentos que devemos comer em cada fase é essencial para alcançar a saúde.

Estágios do ciclo menstrual e alimentação
A primeira semana (do dia 1 ao dia 5) é acompanhada pela menstruação e todos os hormônios. Nesse estágio, cólicas, inchaço, sensibilidade mamária e fadiga geral podem ocorrer. Nesse estágio, pode haver mais fadiga e sensibilidade à dor. Portanto, coma alimentos ricos em ômega-3 e potássio, que têm efeitos antiinflamatórios e podem ajudar a reduzir as cólicas uterinas.

O folículo ou fase de pré-ovulação é a segunda fase do ciclo, logo no final do ciclo. Durante esses dias, os níveis de estrogênio e testosterona aumentam significativamente, proporcionando energia e estado de alerta. Nesse estágio, nosso corpo é mais resistente à insulina, que pode aumentar o consumo de carboidratos e limitar o consumo de gordura.

Na ovulação ou na terceira fase há uma queda no estrogênio e na testosterona, e um aumento na progesterona, caso o óvulo recém-liberado seja fertilizado, a fim de preparar o corpo para a gravidez. Além disso, esse hormônio também faz com que o útero produza o endométrio, o revestimento espesso do útero que, se não estiver grávida, será expelido pela menstruação. Nesta fase, você pode sentir sonolência e perda de energia. É aqui que você precisa de alimentos que regulam e naturalmente aumentam a progesterona, como legumes, nozes e grãos integrais. Além disso, é necessário aumentar o consumo de ferro para preencher as reservas, reduzir o consumo de carboidratos (não há mais resistência à insulina) e evitar gorduras.

Na quarta fase, também conhecida como fase pré-menstrual , o estrogênio e a progesterona despencam. O endométrio está prestes a ser eliminado para iniciar um novo ciclo e os níveis de serotonina começam a cair, causando alterações de humor, tristeza e irritabilidade. Hoje em dia é importante aumentar a ingestão de gordura e minimizar os carboidratos. Além disso, consumir alimentos ricos em fibras e triptofano (aminoácido que naturalmente regula a serotonina) e incorporar frutas e legumes frescos, ajudará a lidar melhor com os sintomas que ocorrem nessa fase.

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