Quem não quer adicionar pipoca à dieta do fim de semana? Para os amantes da gastronomia, a boa notícia é que a comida deliciosa pode nos lembrar da infância, do cinema e dos encontros nos cinemas e, desde que consumida de forma natural e controlada, pode ser benéfica para a saúde. Alguns estudos nesta área demonstraram que a pipoca é rica em nutrientes e ajuda a prevenir doenças e a combater o envelhecimento precoce da pele.
Um estudo realizado por cientistas da American University of Scranton, na Pensilvânia, apontou que a pipoca traz muitos benefícios para o funcionamento desse organismo. Por meio da análise, isso ocorre porque os alimentos são uma fonte rica em antioxidantes ou polifenóis. Os antioxidantes são substâncias importantes que resistem aos radicais livres. Essas moléculas instáveis e perigosas podem atacar as células e causar desastres que vão do envelhecimento precoce ao câncer. O conteúdo antioxidante na pipoca é tão alto que excede o conteúdo de frutas e vegetais (uma porção de pipoca tem até 300 mg de antioxidantes – na verdade, o dobro de 160 mg de fruta).
“Uma porção de pipoca pode fornecer mais de 70% do consumo diário de grãos inteiros. Uma pessoa média geralmente recebe apenas metade da quantidade indicada de grãos inteiros por dia, e a pipoca pode preencher essa lacuna com muita alegria. Isso por causa disso Joe Vinson, um dos pesquisadores da universidade, afirmou no jornal “Daily Mail” que a diferença entre a quantidade de água (3% a 5%) encontrada na pipoca e a quantidade de água detectada nos vegetais chegou a 90%.”
Na verdade, esses valores indicam que, nos subprodutos do milho, os compostos fenólicos e antioxidantes estão concentrados, enquanto em outras categorias de alimentos eles parecem estar diluídos. A pipoca é o único produto 100% feito de grãos. Por exemplo, antioxidantes inteiros à base de sementes encontrados em outras iguarias são removidos ou degradados durante o processamento.
Os pesquisadores do Super Peel também descobriram que a casca crocante da pipoca tem a maior concentração de fibras e essas substâncias ajudam o trato intestinal a funcionar normalmente. Dessa forma, a comida também ajuda na digestão, prolongando a saciedade.
Cuidados – Mas, calma! A obtenção dos nutrientes depende também do consumo moderado e, principalmente, natural do alimento. As pipocas de micro-ondas, cobertas por manteiga e queijo ou com outros unidas a alimentos gordurosos, bacon por exemplo, trazem além de muita caloria, um nível de sal muito acima do recomendado, o que pode provocar hipertensão arterial, pedras nos rins, insuficiência renal, além de aumentar as chances das doenças autoimunes.