Por que não devo pular o café da manhã?

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Para quem pula o desjejum, a tendência é comer lanches durante o dia ou comer mais à noite. Michelle de Carvalho Oliveira, nutricionista da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), ressalta que, quando não estamos comendo pela manhã, é inevitável encontrar uma alimentação mais prática e rápida.

“Além disso, o mau humor e a falta de concentração também podem entrar no dia a dia, assim como dores de cabeça e fadiga”, alertam os especialistas.

É importante notar que muitas pessoas não têm apetite quando se levantam. Por exemplo, pode ser por falta de tempo ou simplesmente porque se levantaram muito cedo. Nestes casos, o desjejum pode ser feito um pouco mais tarde, como ao meio-dia. Por outro lado, algumas pessoas costumam ter um apetite maior ao acordar, o que é bom para comer assim que acordam.

Ao considerar o ritmo circadiano, é importante fornecer mais calorias durante o dia do que à noite

De modo geral, somos uma espécie noturna, comendo durante o período de luz, mas com o uso contínuo da sociedade moderna e telefones celulares, lâmpadas LED ou TVs, finalmente aliviamos a regulação da melatonina, que é um hormônio que altera muito nosso ritmo circadiano , “Freitas explicou.

“Isso pode fazer com que algumas pessoas percam o apetite e o temperamento pela manhã”, concluiu. Confira abaixo os principais erros que você deve evitar no café da manhã e tenha um bom dia.

1. O principal erro é não comer

Na maioria dos casos, como mencionado anteriormente, aqueles que pulam o café da manhã têm maior probabilidade de comer mais à noite por causa da maior liberação de melatonina.

Esse hormônio prepara o corpo para o sono, por isso retarda o processo de digestão. O resultado de comer mais à noite é dificuldade no gasto energético, diminuição da sensibilidade à insulina e maior acúmulo de gordura abdominal, além de sono perturbador e refluxo fácil.

2. Coma apenas fontes de proteína

Você sabia que além de ser muito indicativo, comer frutas também contribui para o funcionamento normal do intestino? Já os carboidratos são responsáveis ​​por fornecer mais energia, equilibrar a saciedade e fornecer mais energia para o resto do dia. Portanto, o ideal é uma alimentação balanceada, não apenas um nutriente.

3. Beba apenas uma xícara de café

Embora a cafeína tenha um conhecido efeito estimulante, o café puro não garante toda a energia necessária ao corpo, nem pode ser contado como refeição.

Se o fizer, tenha cuidado, porque pessoas mais sensíveis podem apresentar sintomas estomacais.

Outro ponto importante é a quantidade de açúcar. Provavelmente, se você beber 3 xícaras de açúcar pela manhã, não sentirá fome. Mas veja, a sensação de saciedade pode vir do açúcar, não do café em si.

4. Use milkshakes em vez de café da manhã

Os defensores dessa abordagem afirmam ser opções práticas e nutritivas. Mas vale lembrar que se trata de uma bebida ultraprocessada, não contém todos os nutrientes necessários para uma refeição.

5. Coma apenas alimentos industrializados e ultraprocessados.

De um modo geral, um café da manhã à base de frios (presunto, salame, salame), biscoito, margarina, achocolatado, sucos embalados não faz bem à saúde. Esses alimentos irão reduzir seu desempenho ao longo do dia e torná-lo mais desconfortável.

Além disso, carecem de vitaminas e minerais importantes e são ricos em aditivos químicos. Você conhece a pizza que sobrou da noite anterior? Ele também entra no pacote. Tenha cuidado: comer com pouca frequência é um bom começo.

6. Ingestão excessiva de carboidratos

Embora não possamos excluí-los, não é bom exagerá-los. Algumas pessoas comem muitas frutas com mel e granola, que também são fonte de carboidratos. Isso pode promover o ganho de peso e até mesmo levar ao diabetes. O equilíbrio é a principal habilidade.

7. Não inclui fontes de proteína (ovos, frango ou laticínios) e gorduras saudáveis ​​(azeite, nozes, abacate)

Ambos são essenciais para a saciedade e, ao incluí-los, você reduzirá sua fome durante o almoço. Além disso, ajudam a manter o desenvolvimento uniforme do tecido muscular.

8. Beba apenas suco verde

Isso não é suficiente, fará com que a fome venha mais rápido.

9. Monotonia alimentar Evite sempre comer as mesmas coisas. É importante variar no tipo de fruta, bebida, pão, pois cada alimento possui nutrientes distintos…. – Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/09/24/voce-acha-que-se-alimenta-bem-confira-9-erros-comuns-no-cafe-da-manha.htm?cmpid=copiaecola

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