Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Remédios caseiros para reduzir o ácido úrico


Anúncios

Quando os níveis de ácido úrico no sangue são elevados, cristais podem se formar nas articulações e causar a condição conhecida como gota. Altos níveis de ácido úrico também podem causar pedras nos rins e insuficiência renal.

O que é ácido úrico?

O ácido úrico é um produto químico produzido pela decomposição de purinas, substâncias químicas encontradas em alguns alimentos, como anchovas, arenque, fígado e sardinha. Note-se que alguns vegetais e produtos lácteos também contêm purinas. No entanto, estudos mostraram que esses tipos de purinas agem de maneira diferente e, portanto, não aumentam o risco de desenvolver gota.

Normalmente, o ácido úrico é uma substância comum que é concebi quando as células morrem e serve para ajudar a proteger nossos vasos sanguíneos de danos. Os rins filtram a maior parte do ácido úrico no sangue e o removem do corpo pela urina.

Pequenas quantidades de ácido úrico também deixam o corpo nas fezes. No entanto, quando o corpo produz ácido úrico em excesso ou os rins não o eliminam efetivamente, o ácido úrico começa a se acumular nos tendões, articulações, rins e outros órgãos.

Os níveis elevados de ácido úrico desempenham um papel importante no desenvolvimento da gota. No entanto, nem todas as pessoas com níveis elevados de ácido úrico desenvolvem gota. Algumas pessoas também desenvolvem pressão alta, doença cardíaca ou doença renal crônica, mas não se sabe se essa é uma causa direta ou simplesmente um sinal precoce dessas doenças.

O que causa altos níveis de ácido úrico

Um nível elevado de ácido úrico pode ser causado por herança, obesidade, beber muito álcool ou comer uma dieta rica em purinas. Também pode ser devido a medicamentos diuréticos, imunossupressores, quimioterapia ou radioterapia. Alguns problemas de saúde como hipotireoidismo, psoríase , insuficiência renal também podem causar essa condição.

Remédios caseiros para reduzir os níveis de ácido úrico no sangue

Os alimentos desempenham um papel importante no controle do ácido úrico. A seguir, falaremos sobre os alimentos que devem ser incluídos e os que devem ser evitados.

Inclua alimentos ricos em potássio

O potássio pode ajudar a prevenir a formação de cristais de ácido úrico, pois ajuda os rins a eliminar essa substância. Os alimentos ricos em potássio incluem: bananas , vegetais de folhas verdes, abacates , passas, ameixas, batatas, damascos, morangos, melancia.

Inclua cerejas

As cerejas são um remédio popular para a gota, pois possuem substâncias anti-inflamatórias que ajudam a reduzir os níveis de ácido úrico.

Consumir carboidratos complexos

Consumir carboidratos complexos é recomendado para a saúde geral do corpo. Os carboidratos complexos incluem grãos integrais, frutas e legumes.

Limitar o consumo de purinas

A dieta média de adultos contém entre 600 e 1000 miligramas de purinas por dia. Os nutricionistas recomendam que uma pessoa que sofra de gota limite o consumo de purinas a 100-150 miligramas por dia.

Alimentos com altos níveis de purina incluem:

– anchovas
– carnes de órgãos: fígado, rim, cérebro
– peixes gordurosos e sardinha
– molho conhecido em inglês como molho
– pão doce, tortas, bolos, biscoitos e outros doces

Limitar ou eliminar alimentos adoçados com xarope de milho com alto teor de frutose

Sabe-se que a frutose aumenta o ácido úrico. Geralmente, bebidas adoçadas com xarope de milho com alto teor de frutose, como refrigerantes ou bebidas com baixas porcentagens de suco, são a maior fonte de frutose na dieta. Você deve evitar essas bebidas e escolher sucos que sejam 100% suco de frutas.

Beba bastante água

Como estamos falando de bebidas, a água é uma excelente opção para controlar os níveis de ácido úrico no sangue. A água ajuda os rins a remover impurezas do corpo e excesso de ácido úrico. Uma boa quantidade para beber é de cerca de 3 litros de água durante o dia. Outras bebidas recomendadas são leite desnatado e possivelmente café.

Evite dietas ricas em proteínas

Dietas ricas em proteínas são muito populares para perda de peso. No entanto, eles podem causar a pessoa a produzir muito ácido úrico. Se você quer perder peso, é melhor fazê-lo com uma dieta e exercícios equilibrados e saudáveis. Além disso, a perda de peso muito rapidamente também pode causar acúmulo de ácido úrico.

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pedro Muzy

Pedro Muzy

Especialista em alimentação saúdavel. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre alimentação e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com sua saúde.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓​