Seis etapas para melhorar a saúde mental

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No Dia Mundial da Saúde Mental, é importante considerar honestamente sua saúde emocional e como melhorá-la.

Em todas as culturas, muito antes da pandemia, enfrentamos muitos problemas de saúde mental, incluindo, mas não se limitando a, estresse e ansiedade, baixa auto-estima, problemas alimentares e conflitos familiares. Nos últimos 18 meses, todos esses desafios se tornaram mais graves.

Eu o encorajo a considerar sua saúde emocional honestamente hoje. Você se cuida? Você está sofrendo desnecessariamente? Quando você estiver realmente exausto, terá orgulho de estar ocupado? Você esconde a depressão ou a ansiedade para proteger as pessoas ao seu redor?

Você pode seguir as seis etapas a seguir hoje para melhorar a sua saúde mental e a daqueles ao seu redor.

Comece o regime de saúde diário

Comece a cuidar de si emocionalmente no início do dia – de preferência antes de seus pés tocarem o chão. Em vez de verificar as redes sociais ou começar a trabalhar, respire fundo algumas vezes e considere três coisas pelas quais você é grato. Eles podem ser magníficos, como o seu parceiro, o trabalho ou a saúde, ou humildes, como o clima, a paisagem fora da janela, ou mesmo o luxo da primeira respiração.

Então, se você ainda não experimentou, faça uma breve mediação guiada com a ajuda de aplicativos como Calm ou Headspace. Leia trechos reconfortantes de seu livro de autoajuda favorito ou de outro livro relaxante. Ao fazer isso, você criará um estado de espírito calmo e relaxado durante o dia. Se você fizer isso, mesmo os dias estressantes e enérgicos serão mais fáceis de gerenciar e transcorrerão sem problemas.

Lembre-se de que muitas das coisas que melhoram a saúde física também contribuem para o bem-estar emocional. Avalie o que você coloca em seu corpo e em sua mente: comida, bebida, drogas, um fluxo constante de programação de vídeo e assim por diante. Pensar em como você pode controlar sua ingestão para tornar seu corpo mais saudável, sem dúvida, trará benefícios para a saúde mental também.

Não consigo expressar o suficiente como essas ações no início do dia podem impactar sua mentalidade de paz, bem-estar e gratidão pelo resto do dia.

Dica para iniciantes: não acha que vai se lembrar logo de manhã? Escreva em um post-it e coloque-o sobre o telefone antes de ir para a cama.

Livre-se dos meus pensamentos todos os dias

Quando estamos ansiosos ou deprimidos, nossos sintomas tendem a ocupar nossas mentes. Verificamos a gravidade ou novas dificuldades psicológicas e, quanto mais vemos, maior é a probabilidade de descobrirmos.

Além disso, quando a depressão, a ansiedade e outros problemas emocionais ainda são nosso único foco, eles tendem a aumentar. Se sairmos para cuidar dos outros, descobriremos que nossas preocupações diminuem.

Ajudar os outros também nos dá uma sensação de satisfação, realização e contribuição benéfica para a saúde mental. Seja voluntário em uma cozinha comunitária ou na escola de seu filho.

Outros acham que essas atividades os impedem de ter uma noite inteira de sono ou entrar em contato com membros da família, o que é essencial para a saúde emocional. O cancelamento de algumas dessas atividades pode nos ajudar a liberar tempo para outras atividades que promovem a felicidade e o crescimento.

Avalie seus relacionamentos

Avalie como cada um de seus relacionamentos funcionará para você. Você paga mais do que recebe de um irmão ou amigo? Você se sente esperançoso e revigorado depois de ir para um café com um conhecido? Muitos de nós gastamos muito tempo e energia em relacionamentos prejudiciais ou unilaterais, que podem incluir conexões em redes sociais.

Você também pode perceber que não está conectado o suficiente com outras pessoas. Desacelerar, conectar-se mais profundamente com a família ou amigos íntimos e compartilhar sua vida e histórias é uma das maneiras mais importantes de melhorar a saúde mental.

Conecte-se com a pessoa mais próxima

O Dia Mundial da Saúde Mental pode ser uma desculpa popular para reiniciar e melhorar o autocuidado. Mas também oferece uma oportunidade de verificar a saúde mental das pessoas ao seu redor: sua família, amigos, vizinhos e qualquer pessoa próxima. Algumas pessoas de quem você se sente próximo podem ficar magoadas, mas elas são boas em esconder esses sentimentos.

Fale com todas as pessoas que você ama e pergunte como elas se sentem e como se sentem. Para algumas pessoas, isso pode levá-las a avaliar sua saúde mental, porque sabem que alguém em suas vidas se preocupa e faz exigências.

Disposto a mudar e aprender

Muitas pessoas afirmam teimosamente que sabem o que é melhor para elas e, mesmo que peçam ajuda, muitas vezes continuam com seus maus hábitos.

Seja por meio de tratamento ou outras práticas, passe uma hora por semana com foco e autocuidado. Você aprenderá muito sobre como sua mente funciona e como eliminar as barreiras da felicidade que você enfrentou durante anos.

Ao fazer isso, você não só precisa prestar atenção à sua própria saúde emocional, mas também normalizar suas dificuldades mentais para que os outros estejam mais inclinados a fazê-lo. Em um dia dedicado à saúde mental, não consigo pensar em uma forma mais influente de contribuir para o bem-estar coletivo de nosso mundo.

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