Uma dieta vegana sem monitoramento nutricional traz riscos à saúde

/

Uma dieta vegana é uma escolha de alimento e estilo de vida baseada exclusivamente no consumo de plantas. Porém, do ponto de vista nutricional, na escolha dessa dieta, é necessário tomar algumas medidas preventivas relacionadas à manutenção dos nutrientes essenciais.

Natália Utikava, nutricionista e mestre em Nutrição pela Escola de Saúde Pública (FSP) da USP (Universidade de São Paulo), explicou ao Jornal da USP no Ar 1ª edição alguns conceitos importantes sobre o vegetarianismo. “Vegano é a pessoa que não consome nenhum alimento de origem animal, exceto alimentos, como roupas, produtos de higiene e beleza, produtos de limpeza e todas as demais áreas que essa escolha permeia”, disse.

Em relação à nutrição, uma dieta vegana balanceada e segura contém grãos, legumes, sementes oleaginosas, legumes, verduras e frutas. Esses alimentos são substitutos nutricionais de carne, ovos e laticínios. Ele explicou: “Em qualquer escolha alimentar, se esses alimentos não forem consumidos regularmente, ou alimentos altamente processados ​​forem consumidos sem a supervisão de mais profissionais profissionais, pode haver certa deficiência nutricional”.

Natalia também destacou que a dieta vegana pode ser adotada em qualquer fase da vida, “desde que seja planejada e supervisionada por um profissional de saúde bem treinado”. É desenvolver uma dieta planejada sob supervisão médica e suplementar alguns nutrientes quando necessário.

“No que diz respeito à proteína, é preciso fortalecer o consumo de leguminosas, como grão de bico, lentilha, ervilha, soja e derivados, além de alguns grãos”, destacou. Ela disse ainda que o arroz com feijão pode suprir a demanda proteica do organismo, e a ingestão depende do estilo de vida de cada pessoa, que deve ser orientado por nutricionistas.

Em relação ao ferro, Natália explicou que vegetais com folhas verde-escuras, como rúcula, chicória, couve, agrião, etc., são ricos nesse mineral.

Quanto ao cálcio, os vegetarianos podem encontrá-lo em sementes oleaginosas e bebidas vegetais. Natália explicou que a vitamina B12 é um nutriente que não pode ser consumido por meio de uma dieta vegana. “Em algum momento, essa substância precisa ser complementada. Para determinar os nutrientes do sangue, o acompanhamento médico é muito importante”, explica.

A nutricionista também aconselha as partes interessadas a buscar informações sobre o estilo vegano em fontes seguras e profissionais de saúde durante este período de transição.

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :