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Veja algumas atividades físicas para praticar no inverno

    A estação do frio não é muito convidativo para fazer exercícios físicos. Na verdade existem muitas atividades que seu corpo desempenha bem em tempos mais frios. Apesar de ser difícil e desconfortável no início, com um pouco de força de vontade você pode manter seu corpo ativo. Confira alguns exercícios que você pode fazer durante o inverno sem sofrer com o frio.

    Aquecimentos e alongamentos: 

    Independente do seu esporte de escolha, esses dois nunca devem estar de fora de sua preparação. Aqueça seu corpo conforme as necessidades da atividade que vai praticar, seja uma corrida rápida ou estacionária, pular corda, polichinelos ou uso de aparelhos ergométricos. O alongamento também é fundamental, porque prepara os músculos e tendões para funcionar em sua melhor capacidade, evitando distensões e torções.

    Exercícios indoor

    Além de protegerem de rajadas de frio mais fortes, ambientes climatizados te farão esquecer do clima. Dentre os exercícios indoor estão:

    Escalada: os ginásios de escalada tem paredões e percursos onde você desafia seu corpo e a própria gravidade. O esforço físico e a adrenalina da escalada são ótimos para esquentar os dias frios!

    Musculação: é a atividade física indoor mais comum. Lembrando que o frio também ajuda a queimar calorias.

    Artes marciais: hoje em dia a oferta de diversos estilos de luta é bem grande. Artes Marciais de estilo full contact (de impacto) oferecem uma ótima atividade aeróbica, como Muay Thai, Karatê, kickbox, etc. O judô, Jiu-Jitsu e o Aikido também são ótimas opções para manter seu corpo em forma e a mente tranquila.

    Futsal e vôlei: são uma boa alternativa para épocas muito frias, pois, você tem todo o exercício das versões ao ar livre com o benefício do indoor. São exercícios muito exigentes para seu corpo, então é necessário começar com calma e ir ganhando condicionamento gradualmente.

    Natação em piscina aquecida: Ela aumenta seu condicionamento físico e tônus muscular, além de fortalecer o sistema respiratório sem tantos riscos de impacto e lesão dos esportes comuns. Mas lembre-se dos riscos de choque térmico: sempre siga a risca as orientações dos instrutores para evitar quaisquer problemas relacionados a temperatura corporal. Seu objetivo é ficar bem e saudável.

    Pilates e Yoga
    Além de serem feitos normalmente em ambientes com temperatura confortável, essas práticas favorecem o sistema circulatório, o que é ótimo para o clima frio. A Yoga ainda contribui para o relaxamento do corpo, que tende a ficar tenso no inverno.

    Exercícios ao ar livre

    Antes de se exercitar em um dia frio, escolha as roupas corretas. Mesmo que a atividade gere calor, você não deve usar as mesmas roupas para exercícios que usaria num dia de verão. Moletons podem ser uma boa opção, mas lembre-se que assim que seu corpo esquentar você pode sentir certo desconforto. Outro fator importante são os calçados; escolha aqueles que sejam mais confortáveis e ideais para as atividades, evitando dores e lesões após os treinos.

    Caminhadas e corridas: Eles geram calor e ajudam na circulação e na oxigenação do sangue. Comece devagar, pois em dias frios as chances de dor muscular aumenta consideravelmente se você pegar pesado logo de cara. No caso da corrida, atente para o fato de que assim que seu corpo aquecer e o ritmo cardíaco e respiratório aumentar, você vai sentir certo desconforto pois o ar que entra nos seus pulmões está bem mais frio que seu corpo.

    Andar de bicicleta: É um dos melhores exercícios para a queima de calorias e para a frequência cardiorrespiratória.  Lembrando que o vento e a sensação de frio aumentam pelo movimento e velocidade da bicicleta, então não deixe de usar pelo menos uma calça comprida e uma jaqueta leve, além de cachecol estilo “flanela de pescoço”, para evitar riscos.