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Veja cinco atividades para ajudar a manter a saúde mental

Atualmente, a preocupação com a saúde mental é tão importante quanto a física. E, muitas vezes, uma atividade física leve pode ser grande auxílio para cuidar dos estresses do dia a dia. Separamos para você cinco atividades que podem ser feitas para garantir a saúde da mente. Confira!

1. Caminhadas e corridas

Com menos de 30 minutos por dia de caminhada ou corrida o cérebro já começar a perceber realmente quais são os benefícios da atividade física. O hábito diário é importante para não sobrecarregar o corpo. As caminhadas e corridas são um ótimo exemplo de como aliar a saúde física e mental num único momento. Os exercícios ajudam a aliviar a tensão do corpo e relaxar os músculos, além disso, liberam endorfinas no cérebro.

2. Yoga

O Yoga é uma ótima pedida para quem quer aliar atividade física e relaxamento. Ele ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, além de ser recomendado para pessoas que apresentam sintomas de estresse pós-traumático. Fundamental para estimular o cérebro e realizar exercícios para concentração.

Sendo assim, o Yoga, além de providenciar melhoras evidentes no aspecto físico, provoca um momento de auto-reflexão e abstração. Momentos importantes que, às vezes, passam desapercebidos numa rotina mais agitada, porém fundamentais para a saúde mental.

3. Musculação

O foco e a atenção nas sensações físicas são os diferenciais deste tipo de exercício. Nesse sentindo, o estado mental da pessoa vai melhorando pelo nível de concentração requerido e o posterior relaxamento dos músculos da atividade física.

Fazer musculação também pode ajudar pessoas que possuem transtorno de ansiedade. Os exercícios de intensidade moderada aliam a saúde física e mental. A atividade ajuda o sistema nervoso na resposta de estímulos de imobilização (esta que caracteriza o transtorno). Sendo assim, o exercício físico e saúde são sinônimos.

4. Esportes em equipe

Futebol, basquete ou vôlei ou outro esporte de interação. Escolha o esporte que seja mais atrativo para você e comece a praticar. O importante nesse quesito e único requisito é que o esporte definido seja praticado em equipe.

O que estamos procurando nesse tópico é o fator social dele. O estímulo gerado pela presença de outras pessoas é fundamental para a saúde mental. Fazer algo em equipe permite o desenvolvimento de diversas habilidades comunicacionais, além de aguçar a empatia e solidariedade com as pessoas.

5. Ciclismo

O ciclismo ajuda na memória, atenção e percepção e exige menos do corpo do que outros exercícios. A prática é recomendada para pessoas com problemas nas articulações, pois a atividade não exerce impacto direto nelas.

A prática ao livre também pode ser uma ótima oportunidade para desestressar. Por ser uma atividade geralmente feita individualmente, ela permite momentos em que conversamos com nós mesmos. A pausa para reflexão é fundamental para uma melhor saúde mental.

Gabriel

Gabriel

Especialista em crédito. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.

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