A reeducação alimentar é a única maneira de perder peso de forma saudável e duradoura. Como adultos, a maioria de nós deve “reeducar” a comida que comemos. Isso é surpreendente?
Precisamos de reeducação alimentar agora
Pessoas que nunca foram enganadas pela “falsa saúde” largam a primeira pedra. Barras de cereais com gorduras hidrogenadas, sopas com MSG, mel com açúcar invertido, etc., tudo continua … Quem nunca se enganou deve excluir da dieta alimentos naturais como banana ou abacate. O alimento artificial é adicionado apenas considerando as calorias.
3 aplicativos de treinamento de dieta testados e aprovados
Se você ainda deseja realizar esta tarefa, você pode usar vários aplicativos para ajudá-lo a iniciar e manter seus hábitos alimentares, ou apenas saber o que você come. Quer seu objetivo seja perder peso ou saúde (ou ambos), essas dicas são ótimas. A nutricionista “MaisVocê” Daniela Meira lembra que o app não pode substituir a consulta profissional, muito menos dieta personalizada, mas é um bom caminho para uma vida tranquila.
1. Tecnonutri
O aplicativo simula uma dieta personalizada baseada na pirâmide alimentar. Nele, você grava tudo o que come (há um campo fotográfico), e o aplicativo informa o conteúdo de carboidratos, proteínas, fibras, gorduras, etc. De acordo com as metas estabelecidas, você já fez e ainda pode fazer! O próprio aplicativo irá avisá-lo de que a dieta pode não ser a certa para você. Além da nutrição, você também pode controlar sua ingestão diária de água e exercícios. Na versão premium, você pode obter um guia sobre dietas com baixo teor de carboidratos.
2. MyFitnessPal
Você é uma daquelas pessoas que não sabe quantas calorias uma banana contém? Uma colher de mel? Um pedaço de pão? Este aplicativo contém milhões de alimentos e suas respectivas calorias. Este não é um aplicativo de perda de peso. Depois de entrar, você será questionado sobre seus objetivos: perder peso, manter ou ganhar peso. O aplicativo considera o seu nível de atividade física e propõe metas realistas para resultados de longo prazo e duradouros. Ao adicionar refeições, ele avisará quando o alimento for rico em vitaminas.
3. Lifesum
Acho que o aplicativo (versão paga) deve ser mais interessante. Contém contador de calorias e informações sobre carboidratos, proteínas e gorduras diárias, a diferença é que é um pouco confuso e 2 em cada 3 cliques estão incluídos em conteúdos pagos. Uma diferença que pode ser muito interessante é a receita que já conta calorias e nutrientes. O problema é que o aplicativo é estrangeiro, por isso a receita está traduzida e pode não ser adequada para ingredientes e fornos brasileiros. Vejo coisas como torta de morango e ruibarbo (ingredientes incomuns no Brasil) ou smoothies de abacate e nozes, que são um pouco caros além de inviáveis (abacates nunca dão certo). Na minha opinião, esses são os 3 menos práticos, mas podem ser alcançados.
Conclusão
Precisamos nos educar sobre a nossa alimentação, porque muitas informações estão escondidas de nós, mesmo que sejam erradas. Para quem quer atingir e manter o peso e a saúde, a informação é tudo. Por exemplo, não acredite em rótulos verdes cheios de natureza, saúde e bem-estar. O aplicativo é perfeito para quem não consegue desenvolver uma dieta personalizada com nutricionista. Se você puder pagar, faça-o. As questões estéticas são muito importantes – não somos hipócritas – mas muitas doenças se desenvolvem com base em nossa ingestão ou interrupção. Diga a si mesmo que isso só será bom para você.