Você deve ter ouvido falar de jejum intermitente. Este método de dieta intercala o período de jejum com o período em que você pode comer normalmente. Em outras palavras, a refeição ocorre em algumas horas específicas.
São jejuns de 12, 16, 22 ou até 24 horas! O fato é que essa estratégia ganhou fama e conquistou muitos adeptos. Porém, para obter bons resultados, é necessário fazer tudo corretamente e evitar alguns erros. Por exemplo:
1. Associe o jejum a mudanças drásticas na dieta
Em outras palavras, comece o jejum intermitente ao mesmo tempo que começa a mudar radicalmente seus hábitos alimentares. Por exemplo, comece o jejum intermitente e decida que também adotará uma dieta pobre em carboidratos.
Além disso, pular comida por algumas horas e reduzir os carboidratos são mudanças fundamentais. Portanto, pode ser muito difícil manter os dois ao mesmo tempo, especialmente no início.
Isso pode deixar as pessoas muito nervosas e frustradas. Resultado: ela não aguentou nenhum deles e acabou comendo aos seus cuidados.
É por isso que o ideal começa aos poucos. Aliás, para quem começa do zero, o início do jejum deve ser gradativo.
A diretriz é começar com um jejum de 12 horas e depois aumentar para o número que mais lhe convier, sempre com acompanhamento profissional.
2. Comer demais
Comer demais na janela aberta do jejum, o tempo reservado para comer durante o dia, é outro erro.
Algumas pessoas conseguem fazer isso assim que abrem a janela porque estão cheias de fome. Outros comem muito antes que as janelas sejam fechadas para evitar a fome.
O jejum intermitente não tem um controle tão estrito sobre as calorias, porque quando você não come por várias horas, seu corpo terá uma lacuna calórica. Mas você não pode exagerar, extrapolar sua ingestão de calorias e esperar bons resultados.
É o caso de um seguidor que consegue condensar 2.000 calorias em uma refeição! Todas essas calorias extras podem resultar em sacrifícios intermitentes de jejum para perder peso.
3. Água potável insuficiente
Um erro grave é pensar que beber água também é proibido em janelas fechadas, ou seja, em jejum. em contraste! Na verdade, é vital beber bastante água (o máximo possível) sempre que você não estiver comendo.
Isso é necessário para manter os níveis de hidratação corretos, promover a perda de peso e eliminar as toxinas. Sem falar na importância de evitar a desidratação.
4. Só coma lixo
Ou seja, independentemente da qualidade nutricional, coma junk food, fast food, alimentos industrializados e ultraprocessados na vitrine aberta. Deve ser lembrado que o jejum intermitente consumirá parte da comida ao longo do dia.
Portanto, o restante da dieta deve ser nutritivo e balanceado. Eles devem comer alimentos frescos e saudáveis compostos de fibras, carboidratos saudáveis, vitaminas, minerais, proteínas, gorduras benéficas e antioxidantes.
Se você não comer por 16, 18 horas ou até mais, e depois escolher hambúrgueres ou pizzas para comer, não será capaz de fornecer ao corpo os nutrientes de que ele necessita, o que causará problemas de saúde.
Sem falar que alguns desses alimentos são insustentáveis. Portanto, a fome vai se recuperar mais rapidamente e o jejum contínuo se torna mais difícil.